Sumários

Modernismo e Vanguarda

22 Fevereiro 2019, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de duas entradas do Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português sobre Modernismo e Vanguarda. Aspectos do diálogo entre Álvaro de Campos e Ricardo Reis sobre a estrofe e o verso. A defesa, por Campos, do verso livre e a definição de poesia como uma prosa dotada de um  ritmo  artificial.  Poesia é música porque é emoção. A defesa, por Reis de uma poesia em que o ritmo a siga a "altura",a ideia. Leitura da Ode VII de O Livro I de Odes, de Reis.

Mallarmé, leitura de uma passagem de Crise de Versos sobre a invenção do verso livre.Do verso livre às "Palavras em Liberdade" de Marinetti.

Referências a Marinetti e às "palavras em Liberdade" em " Manucure", de Mário de Sá-Carneiro.


Não houve aula

20 Fevereiro 2019, 16:00 Patrícia Soares Martins

A professora faltou para integrar um júri de doutoramento na Universidade Nova.


Orpheu e Portugal Futurista

15 Fevereiro 2019, 16:00 Patrícia Soares Martins

 O " Paulismo": das referências a esse "ismo" na correspondência de Mário de Sá-Carneiro com Pessoa a "ismo" de Orpheu.Outro "ismos" sobre os quais escreve Pessoa, teórico ocasional das vanguardas: o interseccionismo e o sensacionismo. Os outros elementos e colaboradores de Orpheu. A revista de vanguarda. Os dois momentos do Primeiro Modernismo, o grupo de Orpheu  e a Portugal Futurista. Almada, Santa-Rita Pintor e Mário de Sá-Carneiro e o futurismo  italiano e russo. Os cubo-futuristas e a  poesia como "desfamiliarização". Os manifestos de Almada.


Pessoa antes de Orpheu

13 Fevereiro 2019, 16:00 Patrícia Soares Martins

Pessoa entre a A Águia  e Orpheu.  A "invenção" da escrita paúlica. Alguns traços em comum com o simbolismo de Mallarmé : o vago, o indefinido também caracterizam a "nova poesia portuguesa" segundo Pessoa. Leitura de" Impressões do Crepúsculo".  Leitura do primeiro poema de "Passos da Cruz" e de "Ela canta, pobre Ceifeira". 


O fixador de Instantes e Além-Deus

8 Fevereiro 2019, 16:00 Patrícia Soares Martins

Aspectos da correspondência de Sá-Carneiro e Pessoa. Leitura de duas cartas do ano de 1912. Conclusão da leitura do conto de Céu em Fogo, "O Fixador de Instantes". Leitura do poema de Pessoa "Abismo", de Além-Deus.