Sumários

Artur Corvelo, a construção do autor

23 Novembro 2020, 09:30 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Variedades da inscrição, na personagem de Artur Corvelo, dos indicadores do autor:
tema, título, modalidade poética e aspectos formais do poema O Emigrante.
A citação e a sinopse dos 'quadros' do poema.


Artur Corvelo, a construção do autor

23 Novembro 2020, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Variedades da inscrição, na personagem de Artur Corvelo, dos indicadores do autor:
tema, título, modalidade poética e aspectos formais do poema O Emigrante.
A citação e a sinopse dos 'quadros' do poema.


O incipit de A Capital!

20 Novembro 2020, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Espaço, tempo, narrador e personagens no início do romance.
As potencialidades simbólicas e indicativas do incipit.
A importância das passagens do ponto de vista narrativo do narrador para a personagem.


Paradigmas narrativos em A Capital!  

16 Novembro 2020, 09:30 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Chamada de atenção para os diferentes estados de elaboração dos vários testemunhos que constituem o romance.

O manuscrito "O baptizado de Artur", editado por Carlos Reis e Maria do Rosário Milheiro em A construção da narrativa queirosiana (1989): a hipótese de um outro começo do romance e as  implicações para a estrutura narrativa das diferentes opções.

O paradigma do romance de aprendizagem e a representatividade do romance na concepção das projectadas 'Cenas Portuguesas'.


Paradigmas narrativos em A Capital!  

16 Novembro 2020, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Chamada de atenção para os diferentes estados de elaboração dos vários testemunhos que constituem o romance.

O manuscrito "O baptizado de Artur", editado por Carlos Reis e Maria do Rosário Milheiro em A construção da narrativa queirosiana (1989): a hipótese de um outro começo do romance e as  implicações para a estrutura narrativa das diferentes opções.

O paradigma do romance de aprendizagem e a representatividade do romance na concepção das projectadas 'Cenas Portuguesas'.