Sumários

O incipit de "No moinho"

19 Outubro 2020, 09:30 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Leitura e comentário do incipit de "No moinho".
Da omnisciência narrativa ao exercício da caracterização interposta e suas variações.
A centralidade decisiva da personagem feminina.
A importância da personagem colectiva para a criação da dimensão social do relato realista.


O incipit de "No moinho"

19 Outubro 2020, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Leitura e comentário do incipit de "No moinho".
Da omnisciência narrativa ao exercício da caracterização interposta e suas variações.
A centralidade decisiva da personagem feminina.
A importância da personagem colectiva para a criação da dimensão social do relato realista.


Os narradores de "Singularidades de uma rapariga loura" e "No moinho

16 Outubro 2020, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Leitura e comentário do incipit de "Singularidades de uma rapariga loura".
A narrativa de encaixe como moldura para a narrativa nuclear.
A distribuição dos papéis narrativos e os pactos de leitura fixados no incipit.
Questões de cronologia estética: o aceno à longa tradição narrativa dos viajantes que se encontram como pretexto para o relato e a encenação da verosimilhança na transferência da responsabilidade narrativa.

As escolhas do incipit de "No moinho" e suas consequências.


Os "relatos ficcionais breves" de Eça

12 Outubro 2020, 09:30 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

A situação dos contos de Eça a partir da descrição da organização da obra feita por Carlos Reis a propósito da edição crítica (https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/325/322 ) e a partir do prefácio de Marie.Helène.Piwnick na introdução a Contos I (parte do texto em: https://www.incm.pt/portal/bo/produtos/anexos/10174320100430161333490.pdf).
 
Rápida revisão da actividade de Eça nos anos 70, com especial referência aos dois romances da chamada 'fase de combate' de afirmação realista- naturalista ( O Crime do Padre Amaro  e O Primo Basílio), tendo em conta uma breve chamada de atenção para a evolução da prosa narrativa ao longo do século XIX na literatura portuguesa.


Os "relatos ficcionais breves" de Eça

12 Outubro 2020, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

A situação dos contos de Eça a partir da descrição da organização da obra feita por Carlos Reis a propósito da edição crítica (https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/325/322 ) e a partir do prefácio de Marie.Helène.Piwnick na introdução a Contos I (parte do texto em: https://www.incm.pt/portal/bo/produtos/anexos/10174320100430161333490.pdf).
 
Rápida revisão da actividade de Eça nos anos 70, com especial referência aos dois romances da chamada 'fase de combate' de afirmação realista- naturalista ( O Crime do Padre Amaro  e O Primo Basílio), tendo em conta uma breve chamada de atenção para a evolução da prosa narrativa ao longo do século XIX na literatura portuguesa.

O conto "Singularidades de uma rapariga loura": indicadores de leitura recolhidos no incipit.