Sumários

Abordagem de A Capital!

7 Novembro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

O lugar de A Capital! no  âmbito da narrativa queirosiana da segunda metade dos anos 70, inícios de 80.

O projecto das 'Cenas portuguesas'. 
A Capital!, um romance em devir: preparação da leitura, indicações acerca de hipóteses de trabalho.  


Paisagem humana e paisagem urbana em O Primo Basílio

2 Novembro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

O Passeio Público enquanto amostra da paisagem urbana e da paisagem humana da cidade no romance de Eça:

apresentação de um trabalho.
Indicações genéricas acerca das edições de A Capital! a ter em conta no momento de escolher uma para leitura da obra.


Espaço urbano e espaço social

31 Outubro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Apresentação de pequenos trabalhos preparados pelos alunos a partir de um fragmento de O Primo Basílio.

A importância da partilha do ponto de vista entre o narrador e as personagens no romance naturalista.
O espaço urbano e a sua descrição como factor de caracterização das personagens e do seu contexto, bem como de expansão da leitura para os níveis de leitura crítica do panorama português programados pela escrita queiroziana.


A representação da leitura

26 Outubro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

As leituras de Luísa como factor de caracterização da personagem e do seu contexto.

A representatividade do percurso traçado do romance histórico ao romance contemporâneo e a sua correspondência com o panorama literário português oitocentista.
A falibilidade das oposições binárias e da sua excessiva simplificação: o caso de A Dama das Camélias. O equívoco inerente às declarações do narrador da obra de Dumas lidas à luz do fragmento já amplamente comentado do texto de Eça conhecido como 'Idealismo e realismo'.


As teses do romance queiroziano dos anos 70

24 Outubro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Continuação da leitura e comentário de O Primo Basílio tendo em vista a identificação das 'teses' naturalistas presentes no romance.