Sumários

O entendimento queiroziano do Realismo

28 Setembro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

O realismo tipológico e o realismo periodológico: mais alguns elementos de reflexão a partir de um artigo de Jorge de Sena lido pelos alunos.

O entendimento queiroziano do Realismo na década de 70 do século XIX: etapas na evolução  do percurso entre as Conferências e a ficção publicada entre 1877 e 80. 


O Realismo, delimitações do conceito

26 Setembro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Delimitações da utilização do termo "Realismo". 

A dimensão periodológica: o Realismo enquanto programa estético oitocentista.
A conferência de Eça no Casino Lisbonense.  


A Bibliografia e a sua utilização

21 Setembro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Indicações gerais e comentário acerca da bibliografia fornecida.
Propostas relativas ao trabalho a realizar nas próximas aulas.


Apresentação

19 Setembro 2017, 08:00 Maria de Fátima Rodrigues de Freitas Morna

Apresentação e início dos trabalhos.
Orientações gerais acerca do programa:
1.Nome da unidade curricular

Estudos Queirozianos

2.Ciclo de estudos

1º ciclo

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Maria de FÁTIMA Rodrigues FREITAS MORNA - 4h lectivas, 2h de atendimento semanais

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

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5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Promover a leitura da obra de Eça de Queiroz, a compreensão do seu contexto estético e histórico, bem como a reflexão crítica acerca dela. Desenvolver capacidades analíticas através da prática sistemática da leitura e da utilização informada da bibliografia. Estimular a melhoria da capacidade individual de argumentação e de comunicação oral e escrita.

5.Learning outcomes of the curricular unit

To promote reading and critical understanding of both the works of Eça de Queiroz and its aesthetic and cultural context. To allow the students to develop their analysis, argumentation and communication skills, as well as an accurate use of bibliography.

6.Conteúdos programáticos

Linhas cruzadas na narrativa queiroziana:

Representação de modelos familiares e de questões de habitação e ambiente em O primo Basílio e 'No moinho'.

Migrações, perspectivas frustradas e equívocos de comunicação em A capital! e 'Um poeta lírico'.

Estratégias narrativas em textos não ficcionais: duas Notas Contemporâneas.


6.Syllabus

Shared elements within Queirozian narrative:

Representation of family models, housing and environment in Cousin Basilio and At the mill.

Migrations, frustrated expectations and misunderstandings in To the Capital! and A lyrical poet.

Narrative strategies in non-fiction: two 'contemporary notes'.

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

A leitura de textos de diferente natureza narrativa que partilham elementos comuns permite identificar aspectos estruturais que diferenciam os géneros e, ao mesmo tempo, aspectos referenciais importantes para a mundividência do autor e a compreensão do seu contexto. O exemplo de dois textos não ficcionais onde emergem estratégias narrativas deverá consolidar a identificação e compreensão desses mecanismos.

Todas estas leituras permitirão ainda desenvolver capacidades de leitura crítica em geral, bem como de articulação de factores estéticos e periodológicos relevantes.


7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The reading of different kinds of narratives using similar elements will enhance structural characteristics of each literary genre, as well as multiple connections to the surrounding cultural environment. To identify narrative strategies in non fictional texts will consolidate a better understanding of those mechanisms. Aesthetic and periodological values will also be underlined in order to enrich the critical reading capabilities of the students.


8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Leitura e análise em aula de fragmentos representativos dos textos em estudo, discussão de aspectos específicos, leituras de bibliografia crítica preparadas em casa pelos alunos, expostas e discutidas em aula. A avaliação inclui um trabalho previamente combinado (33%) e apresentado oralmente na aula (33%) e um teste escrito (34%).

8.Teaching methodologies (including evaluation)

Text readings and discussions in class, oral presentations of previously prepared readings, written exercises of critical reading and interpretation. Evaluation will include at least a previously defined paper (33%) presented and discussed in class (33%) and a written test (34%).

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

A leitura intensiva e detalhada de textos de um escritor considerado como um bom utilizador da língua deverá melhorar as capacidades de leitura e de escrita dos alunos, além de lhes permitir identificar características estéticas e periodológicas que ligam a sua obra ao contexto literário e cultural do final do século XIX. A prática de análise favorecerá o incremento da capacidade crítica dos alunos.


9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The practice of intensive and comprehensive reading of Eça’s works must allow students to improve their own reading and writing skills, since Eça’s use of the Portuguese language is a communally accepted reference. At the same time, these readings will promote the occasion to develop a better knowledge about Portuguese and European literary and cultural context in late 19th century.


10.Bibliografia


DUARTE, Luiz F., “Introdução” in Eça de Queiroz, A Capital! (começos de uma carreira). Lisboa: INCM, 1992, 15-30.

FERRAZ, M. Lurdes A., “Visibilidade e arte em Eça de Queiroz” in Ensaios oitocentistas. Porto: Caixotim, 2011, pp.215-225.

LOPES, Óscar, “Efeitos da polifonia vocal n'O primo Basílio” in Cifras do tempo. Lisboa: Caminho, 1990, pp. 53-62.

MATOS, A. Campos (org. e coord.) Dicionário de Eça de Queiroz (2a ed. rev. e aum.) e Suplemento ao Dicionário de Eça de Queiroz. Lisboa: Caminho, 1993 e 2000.

PIWNICK, Marie-Hélène, “Introdução” in Eça de Queiroz, Contos I. Lisboa: INCM, 2009, 15-31.

REIS, Carlos, Estudos queirozianos. Lisboa: Presença, 1999.

id., Eça de Queiroz: a escrita do mundo. Lisboa: BNP/Inapa 2000.

RIBEIRO, M. Aparecida, História Crítica da Literatura Portuguesa (coord. Carlos Reis) VI. Realismo e Naturalismo. Lisboa: Verbo, 1994.

SENA, Jorge de, “Algumas palavras sobre o Realismo, em especial o português e o brasileiro”, Colóquio/Letras 31, Maio 1976, pp. 5-13.