17 Março (aula não presencial, sem contacto com os alunos)
17 Março 2020, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
17 Março (aula não presencial, sem contacto com os alunos)
Caros Alunos
Desejando que se encontrem todos bem e que continuem a estudar normalmente, mantendo um clima de tranquilidade e de boas rotinas, entre as quais o trabalho será uma ajuda preciosa, envio indicações sobre o teste marcado para o dia 24 de Março, que realizarão em casa.
Procurem reproduzir o ambiente normal, isto é, 1. Ler bem as perguntas e preparar as respostas; 2. Dedicar 3 horas seguidas para realizar esta tarefa.
Até 25 de Março, enviem-me por E-mail duas versões, uma em Word, para que eu possa anotar, outra em PDF.
adrianaserrao@letras.ulisboa.pt
Recordo que esta prova é obrigatória e não substituível, salvo casos excepcionais por indicação médica. (Cf. a mensagem do director da FLUL já enviada).
Por enquanto, o Fénix será a nossa via de contacto.
ESTÉTICA – 2019-2020
Docente: Adriana Veríssimo Serrão
24 de Março de 2020.
Esta prova incide sobre a matéria leccionada e será realizada com consulta dos textos obrigatórios.
Deverá localizar todas as referências textuais e bibliográficas.
Serão desclassificadas as respostas que não incidam directamente nas questões.
As respostas serão avaliadas em função: a) do nível de conhecimento da matéria; b) da adequação às questões formuladas; c) da compreensão e rigor da exposição; d) clareza e correcção da expressão escrita; e) da maturidade de pensamento e espírito crítico.
I. a. Escolha um dos temas propostos.
- Pode a Beleza ser imitada?
- Qual a justificação para a “expulsão” dos poetas?
- É a pintura uma technè?
- O estatuto da imagem em O Sofista.
b. Seleccione duas passagens dos textos de Platão relevantes para a elucidação do tema e transcreva-as.
c. Justifique a sua escolha.
d. Elabore um comentário detalhado dessas passagens.
II. O Banquete apresenta dois retratos de Sócrates, ambos em estrita correlação com a figura de eros. Compare as diferentes descrições do amor no auto-retrato de Sócrates e na descrição de Sócrates por Alcibíades, mostrando as implicações mais pertinentes para a concepção platónica da beleza.