LINHAS INTERPRETATIVAS DA POÉTICA
10 Março 2020, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Caros Alunos
Peço-vos que estejais atentos ao Fénix, onde colocarei sumários e mensagens sobre o plano das aulas que não serão leccionadas presencialmente.
Estarei – se autorizado - terças e quintas-feiras no horário das aulas.
10 de Março (aula lecionada)
LINHAS INTERPRETATIVAS DA POÉTICA
As categorias estruturantes poièsis – mimèsis – katharsis
I. A Poièsis entre as actividades humanas fundamentais
Poética: Technè poiètikè - Uma produção com technè (conhecimento)
Distinção das actividades: theôria / poièsis / praxis:
Metafísica A 2, 982b;
E 1, 1025b 18: Dado que também a ciência da natureza (physis)encontra-se circunscrita a um gênero do ente (pois se circunscreve ao tipo de essência em que o princípio de movimento e repouso está nela mesma), é evidente que ela não é nem ciência prática, nem ciência produtiva (pois o princípio daquilo que é suscetível de ser produzido está no produtor (inteligência, ou técnica, ou alguma capacidade), e o princípio daquilo que é suscetível de ser feito está no agente ( a escolha); de fato, uma mesma coisa é suscetível de escolha e suscetível de ser feita); conseqüentemente, se todo conhecimento racional é ou prático, ou produtivo, ou teórico, a ciência da natureza há de ser teórica, mas teórica a respeito de um ente tal que é capaz de mover-se, e apenas a respeito do tipo de essência que é conforme à definição no mais das vezes, e que não é separada. (Tradução de Lucas Angioni).
2. A articulação entre poiesis e mimèsis
Poética, 4: causas naturais da imitação
Poética, 1: meios, modos e objecto da imitação
A technè como imitação da natureza (physis): diferença e ligação entre o ser natural e a obra humana.
17 Março
Ler a Poética segundo o esquema que se segue.
Ler Sófocles, Édipo-Rei
Édipo Rei - Filme 1967 - AdoroCinema
www.adorocinema.com › Filmes em cartaz › Todos os filmes › Filmes de Drama
Um filme de Pier Paolo Pasolini com Pier Paolo Pasolini, Franco Citti, Alida ... Baseado na tragédia clássica de Sófocles, Édipo (Franco Citti), ...
Estrutura geral da Poética
Caps. 1-3: arte poética e mimèsis
· Meios (por meio de quê): ritmo/ metro/ palavras / canto: imitação poética
cores /sons /figuras: imitação não poética
· Objecto (o quê): acções: de homens bons ou maus: tragédia e epopeia / comédia
· Modo (como): narração (epopeia) ou drama (tragédia e comédia)
*Cap. 4: Causas naturais da imitação; fonte de conhecimentos / e prazer
(prazer do reconhecimento # prazer imediato, sensitivo/ agradável
Arte como imitação da natureza (physis), Física II, 2, 194a 21;
II, 8, 199a 15: “a technè termina (realiza) o que a natureza não pôde levar a cabo”.
Mimèsis como processo, transposição para o plano da arte
Caps. 4-5: comparação dos géneros (comédia/epopeia/ tragédia)
Caps. 6-18: a poièsis trágica
1449b 20 e ss.
* Cap. 6: definição de tragédia, os elementos da composição
· objecto: a história/mito/ enredo (muthos, pl. muthoi) / os caracteres (ethos, pl. ethè) / o pensamento (dianoia)
· meios: a expressão, ou elocução (lexis) / música ou o canto (melopoiia)
· modo: o espectáculo (opsis)
*Cap. 7: Exigências normativas /formais: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.
A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo
sustasis = estruturação
* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”
*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão
Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa
*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)
Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)
*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.
PROPOSTAS DA TURMA: libertação/atenuação … /compensação, projecção/ …
a lógica própria
- função intelectual e ética:
- do prazer do reconhecimento à catarse como elevação (purificação/libertação/ sublimação)
15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância
16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa
17: recapitulação: o esquema da tragédia
18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo
Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia
23-24: relação entre tragédia e epopeia
26: superioridade da tragédia
*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)