Not Taught.

17 Março 2020, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

17 Março (aula não presencial, sem contacto com os alunos)

Caros Alunos

Desejando que se encontrem todos bem e que continuem a estudar normalmente, mantendo um clima de tranquilidade e de boas rotinas, entre as quais o trabalho será uma ajuda preciosa, envio indicações sobre o teste marcado para o dia 24 de Março, que realizarão em casa.

Procurem reproduzir o ambiente normal, isto é, 1. Ler bem as perguntas e preparar as respostas; 2. Dedicar 3 horas seguidas para realizar esta tarefa.

Até 25 de Março, enviem-me por E-mail duas versões, uma em Word, para que eu possa anotar, outra em PDF.

 

adrianaserrao@letras.ulisboa.pt

adrianaserrao@fl.ul.pt

Recordo que esta prova é obrigatória e não substituível, salvo casos excepcionais por indicação médica. (Cf. a mensagem do director da FLUL já enviada).

Por enquanto, o Fénix será a nossa via de contacto.

 

ESTÉTICA – 2019-2020

 

Docente: Adriana Veríssimo Serrão

24 de Março de 2020.

Esta prova incide sobre a matéria leccionada e será realizada com consulta dos textos obrigatórios.

Deverá localizar todas as referências textuais e bibliográficas.

Serão desclassificadas as respostas que não incidam directamente nas questões.

As respostas serão avaliadas em função: a) do nível de conhecimento da matéria; b) da adequação às questões formuladas; c) da com­preen­são e rigor da exposição; d) clareza e correcção da expressão escrita; e) da maturidade de pensamento e espírito crítico.

 

I. a. Escolha um dos temas propostos.

- Pode a Beleza ser imitada?

- Qual a justificação para a “expulsão” dos poetas?

- É a pintura uma technè?

- O estatuto da imagem em O Sofista.

 

b. Seleccione duas passagens dos textos de Platão relevantes para a elucidação do tema e transcreva-as.

c. Justifique a sua escolha.

d. Elabore um comentário detalhado dessas passagens.

 

II. O Banquete apresenta dois retratos de Sócrates, ambos em estrita correlação com a figura de eros. Compare as diferentes descrições do amor no auto-retrato de Sócrates e na des­crição de Sócrates por Alcibíades, mostrando as implicações mais pertinentes para a con­cepção platónica da beleza.