Aula  suplementar 18 Março –

18 Março 2019, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

*Cap. 7: Exigências normativas /formais: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.

A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo

 

sustasis = estruturação

 

* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”

*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão

 

Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa

*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)

Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)

 

 

*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.

 

 

PROPOSTAS DA TURMA: libertação/atenuação … /compensação, projecção/ …

 

15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância

16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa

17: recapitulação: o esquema da tragédia

18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo

 

Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia

19: pensamento (retórica), lexis (actor)

20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado

*21-22: Nome, metáfora e dizer poético

 

Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia

23-24: relação entre tragédia e epopeia

26: superioridade da tragédia

*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)



 

 

INDICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO ESCRITO

 

O exercício incide sobre os tópicos leccionados de Platão e Aristóteles.

Serão propostos vários temas, cuja resposta deverá ter por base o comentário e interpretação dos textos estudados: Hípias Maior, Banquete, Sofista e Poética.

Os alunos deverão trazer estes textos.