Aula suplementar 18 Março –
18 Março 2019, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
*Cap. 7: Exigências normativas /formais: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.
A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo
sustasis = estruturação
* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”
*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão
Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa
*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)
Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)
*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.
PROPOSTAS DA TURMA: libertação/atenuação … /compensação, projecção/ …
15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância
16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa
17: recapitulação: o esquema da tragédia
18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo
Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia
23-24: relação entre tragédia e epopeia
26: superioridade da tragédia
*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)
INDICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO ESCRITO
O exercício incide sobre os tópicos leccionados de Platão e Aristóteles.
Serão propostos vários temas, cuja resposta deverá ter por base o comentário e interpretação dos textos estudados: Hípias Maior, Banquete, Sofista e Poética.
Os alunos deverão trazer estes textos.