Estrutura geral da Poética

12 Março 2019, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

Aula  suplementar 18 Março – Marcada a sala PN10, 10h-12h.

Leitura recomendada: Sófocles, Édipo-Rei



Édipo Rei - Filme 1967 - AdoroCinema
www.adorocinema.com › Filmes em cartaz › Todos os filmes › Filmes de Drama
 Um filme de Pier Paolo Pasolini com Pier Paolo Pasolini, Franco Citti, Alida ... Baseado na tragédia clássica de Sófocles, Édipo (Franco Citti), ...

Sobre a regra das “três unidades”
Hitchcock, The Rope
https://www.youtube.com/watch?v=93Gpm6kLZLk


Obras de carácter geral e introdutório
France Farago, L'art, Paris, Armand Colin, 1998, trad, port. A Arte, Porto, Porto Editora, 2002.
Raymond Bayer, Histoire de l'Esthétique, Paris, Armand Colin, 1961, trad. port. História da Estética, Lisboa, Ed. 70, diversas edições.
David Cooper (ed.), A Companion to Aesthetics. Oxford/Cambridge (USA), Blackwell, 1996.
Dizionario di estetica. A cura di Gianni Carchia e Paolo d’Angelo, Roma-Bari, La¬terza, 1999, há trad. port.: Dicionário de Estética.
Jean Lacoste, La Philosophie de l'art, Paris, PUF, 1981

Sobre Platão
Pierre Maxime Schuhl, Platon et l'art de son temps. Paris, F. Alcan, 1933.
Léon Robin, La théorie platonicienne de l'amour. Paris, PUF, 1964.
Erwin Panofsky, Idea. Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der älteren Kunsttheorie. Berlin, W. Volker Spiess, 1985, 5ª ed; trad. franc.; Idea. Contribution à l'histoire du con¬cept de l'ancienne théorie de l'art. Paris, Gallimard, 1983; múltiplas traduções.
José Pedro Serra, Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa, Gulbenkian, 2006.
Warner Jaeger, Paideia (múltiplas edições)

Sobre Aristóteles
Paul Ricœur, La métaphore vive. Paris, Seuil, 1975 (1º estudo); trad.port. A metáfora viva.
---, Temps et récit, Paris, Seuil, 1975, 1983, vol. I ( I. 1. e 2.); trad.port. Tempo e Narrativa.
Stephen Halliwell, diversos estudos sobre a Poética (na Bib FLUL)
António Freire, A catarse em Aristóteles (Bib FLUL)
José Pedro Serra, Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa, Gulbenkian, 2006.
Umberto Eco, O Nome da Rosa




Estrutura geral da Poética
Caps. 1-3: arte poética e mimèsis
• Meios (por meio de quê): ritmo/ metro/ palavras / canto: imitação poética
cores /sons /figuras: imitação não poética
• Objecto (o quê): acções: de homens bons ou maus: tragédia e epopeia / comédia
• Modo (como): narração (epopeia) ou drama (tragédia e comédia)

*Cap. 4: Causas naturais da imitação; fonte de conhecimentos / e prazer
(prazer do reconhecimento # prazer imediato, sensitivo/ agradável
Arte como imitação da natureza (physis), Física II, 2, 194a 21;
II, 8, 199a 15: “a technè termina (realiza) o que a natureza não pôde levar a cabo”.
Mimèsis como processo, transposição para o plano da arte
Caps. 4-5: comparação dos géneros (comédia/epopeia/ tragédia)


Caps. 6-18: a poièsis trágica

1449b 20 e ss.
* Cap. 6: definição de tragédia, os elementos da composição
• objecto: a história/mito/ enredo (muthos, pl. muthoi) / os caracteres (ethos, pl. ethè) / o pensamento (dianoia)
•  meios: a expressão, ou elocução (lexis) / música ou o canto (melopoiia)
•  modo: o espectáculo (opsis)

sustasis = estruturação


*Cap. 7: Exigências normativas: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.
A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo

* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”
*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão
Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa
*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)
Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)
*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.

15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância
16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa
17: recapitulação: o esquema da tragédia
18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo

Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia
23-24: relação entre tragédia e epopeia
26: superioridade da tragédia
*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)