Como caracterizar a questão estética em Aristóteles?
28 Março 2016, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Como caracterizar a questão estética em Aristóteles?
Conceitos centrais: poièsis, mimèsis, catharsis
poièsis: sentido positivo da arte poética: saber que conduz à produção de um resultado / de uma obra que seja bela.
Processo que vai da potência ao acto (enteléquia)
Distinção das actividades: theôria / poièsis / praxis: Metafísica A 2, 982b; E 1, 1025b
Estrutura geral da Poética
Caps. 1-3: arte poética e mimèsis
Meios (por meio de quê): ritmo/ metro/ palavras / canto: imitação poética
cores /sons /figuras: imitação não poética
Objecto (o quê): acções: de homens bons ou maus: tragédia e epopeia / comédia
Modo (como): narração (epopeia) ou drama (tragédia e comédia)
*Cap. 4: Causas naturais da imitação; fonte de conhecimentos / e prazer
(prazer do reconhecimento # prazer imediato, sensitivo/ agradável
Arte como imitação da natureza (physis), Física II, 2, 194a 21;
II, 8, 199a 15: “a technè termina (realiza) o que a natureza não pôde levar a cabo”.
Mimèsis como processo, transposição para o plano da arte
Caps. 4-5: comparação dos géneros (comédia/epopeia/ tragédia)
Caps. 6-18: a poièsis trágica
* Cap. 6: definição de tragédia, os elementos da composição
objecto: a história/mito/ enredo (muthos) / os caracteres (ethos, pl. ethè) / o pensamento (dianoia)
meios: a expressão, ou elocução (lexis) / música ou o canto (melopoia)
modo: o espectáculo (opsis)
*Cap. 7: Exigências normativas: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.
A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo
* Cap. 8: a unidade da acção / História (crónica) e poesia: “expressa o universal”
*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão
Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa
*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)
Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)
*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.
15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância
16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa
17: recapitulação: o esquema da tragédia
18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo
Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia
23-24: relação entre tragédia e epopeia
26: superioridade da tragédia
*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)