Como caracterizar a questão estética em Aristóteles?

28 Março 2016, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

 Como caracterizar a questão estética em Aristóteles?

Conceitos centrais: poièsis, mimèsis, catharsis

poièsis: sentido positivo da arte poética: saber que conduz à produção de um resultado / de uma obra que seja bela.

Processo que vai da potência ao acto (enteléquia)

Distinção das actividades: theôria / poièsis / praxis: Metafísica A 2, 982b; E 1, 1025b

 

Estrutura geral da Poética

Caps. 1-3: arte poética e mimèsis

  • Meios (por meio de quê): ritmo/ metro/ palavras / canto: imitação poética

    cores /sons /figuras: imitação não poética

  • Objecto (o quê): acções: de homens bons ou maus: tragédia e epopeia / comédia

  • Modo (como): narração (epopeia) ou drama (tragédia e comédia)

 

*Cap. 4: Causas naturais da imitação; fonte de conhecimentos / e prazer

(prazer do reconhecimento # prazer imediato, sensitivo/ agradável

Arte como imitação da natureza (physis), Física II, 2, 194a 21;

II, 8, 199a 15: “a technè termina (realiza) o que a natureza não pôde levar a cabo”.

Mimèsis como processo, transposição para o plano da arte

Caps. 4-5: comparação dos géneros (comédia/epopeia/ tragédia)

 

Caps. 6-18: a poièsis trágica

* Cap. 6: definição de tragédia, os elementos da composição

  • objecto: a história/mito/ enredo (muthos) / os caracteres (ethos, pl. ethè) / o pensamento (dianoia)

  •  meios: a expressão, ou elocução (lexis) / música ou o canto (melopoia)

  •  modo: o espectáculo (opsis)


*Cap. 7: Exigências normativas: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.

A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo

* Cap. 8: a unidade da acção / História (crónica) e poesia: “expressa o universal”

*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão

Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa

*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)

Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)

*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.

15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância

16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa

17: recapitulação: o esquema da tragédia

18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo

  

Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia

19: pensamento (retórica), lexis (actor)

20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado

*21-22: Nome, metáfora e dizer poético

 Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia

23-24: relação entre tragédia e epopeia

26: superioridade da tragédia

*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)