LINHAS INTERPRETATIVAS DA POÉTICA

4 Abril 2016, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão


Arte e Natureza

Technè como imitação e aperfeiçoamento do natural (Física II, 8)

Causas naturais da imitação (cap.4)

Analogia entre a obra e o ser vivo: tal como o natural, a arte segue um processo (energeia) que deve tender para o seu fim (telos) como realização completa (enteléqueia).

Compreensão da mimèsis em termos de processo diacrónico / do movimento (metabolè) que produz a obra como um ente singular determinado (ousia).

 Critérios formais / intrínsecos/ da obra / adequação entre forma e fim

Equivalência entre beleza e perfeição, ou concepção objectivista da beleza / a per-feição como acabamento, finita, completa.

  

Primado do critério do objecto

 a) primado do objecto (enredo (mythos), os caracteres (ethos, pl. ethè) e o pensamento (dianoia) sobre os meios ( expressão, ou elocução (lexis) / música, ou canto (melopoia) e sobre o modo (o espectáculo).

b) primado do enredo – homens em acção - sobre os caracteres e o pensamento (Cap.6).

 

Tragédia e teoria das causas

A obra é um composto (sunolon) de matéria e forma

Causa material: o objecto (enredo, caracteres e pensamento)

-- formal: regras da technè poética (para cada género)

-- eficiente: o poeta /mimèsis

-- final: prazer próprio da catarse (ouvinte/ espectador/ leitor)

  

Poética, Pedagogia e Ética

Cap. 4: prazer de aprender/ prazer de reconhecimento

Cap.25: ser, parecer, dever ser


 ---Teoria da metáfora (cap. 21-22): “bem metaforizar é ver (theorein) o semelhante” (1459ª 4-8)

1. - do género à espécie: o meu barco parou / o meu barco está ancorado

2. - da espécie ao género: Ulisses realizou dez mil façanhas / Ulisses realizou um grande número

3. da espécie à espécie dentro de um género comum: (tirar) :

Arrancando a vida com a brônzea espada

Cortando com o bronze indestrutível

 4.- por analogia

4.1. - quando falta o termo

4.2 - por negação ou privativa

 Leituras:

José Barata-Moura, Episteme. Perspectivas gregas sobre o saber, diss. doutoramento.

(Nietzsche, O nascimento da Tragédia: apolíneo e não dionisíaco;

 Freud, “Criação literária e o sonho acordado”; “Caracteres psicopatológicos sobre o palco”

  

Próxima aula - Introdução a Kant , Analítica do Belo e Analítica do Sublime

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