LINHAS INTERPRETATIVAS DA POÉTICA
4 Abril 2016, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Arte e Natureza
Technè como imitação e aperfeiçoamento do natural (Física II, 8)
Causas naturais da imitação (cap.4)
Analogia entre a obra e o ser vivo: tal como o natural, a arte segue um processo (energeia) que deve tender para o seu fim (telos) como realização completa (enteléqueia).
Compreensão da mimèsis em termos de processo diacrónico / do movimento (metabolè) que produz a obra como um ente singular determinado (ousia).
Critérios formais / intrínsecos/ da obra / adequação entre forma e fim
Equivalência entre beleza e perfeição, ou concepção objectivista da beleza / a per-feição como acabamento, finita, completa.
Primado do critério do objecto
a) primado do objecto (enredo (mythos), os caracteres (ethos, pl. ethè) e o pensamento (dianoia) sobre os meios ( expressão, ou elocução (lexis) / música, ou canto (melopoia) e sobre o modo (o espectáculo).
b) primado do enredo – homens em acção - sobre os caracteres e o pensamento (Cap.6).
Tragédia e teoria das causas
A obra é um composto (sunolon) de matéria e forma
Causa material: o objecto (enredo, caracteres e pensamento)
-- formal: regras da technè poética (para cada género)
-- eficiente: o poeta /mimèsis
-- final: prazer próprio da catarse (ouvinte/ espectador/ leitor)
Poética, Pedagogia e Ética
Cap. 4: prazer de aprender/ prazer de reconhecimento
Cap.25: ser, parecer, dever ser
---Teoria da metáfora (cap. 21-22): “bem metaforizar é ver (theorein) o semelhante” (1459ª 4-8)
1. - do género à espécie: o meu barco parou / o meu barco está ancorado
2. - da espécie ao género: Ulisses realizou dez mil façanhas / Ulisses realizou um grande número
3. da espécie à espécie dentro de um género comum: (tirar) :
Arrancando a vida com a brônzea espada
Cortando com o bronze indestrutível
4.- por analogia
4.1. - quando falta o termo
4.2 - por negação ou privativa
Leituras:
José Barata-Moura, Episteme. Perspectivas gregas sobre o saber, diss. doutoramento.
(Nietzsche, O nascimento da Tragédia: apolíneo e não dionisíaco;
Freud, “Criação literária e o sonho acordado”; “Caracteres psicopatológicos sobre o palco”
Próxima aula - Introdução a Kant , Analítica do Belo e Analítica do Sublime
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