Pensar e sentir na experiência estética

2 Maio 2016, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

Pensar e sentir na experiência estética

... o gosto é uma faculdade de apreciar um objecto em relação à livre le­ga­li­dade da ima­­ginação. Ora, se no juízo de gosto a imaginação tem de ser con­si­de­rada na sua li­berdade, ela não será em primeiro lugar compreendida como re­produtora [...], mas sim como produtora e es­pon­tânea (enquanto criadora de livres for­mas de in­tuições pos­­síveis). (KU, Nota geral sobre a primeira secção da Analítica).

 ... nós demoramo‑nos na con­templação do belo, porque esta con­tem­plação se for­ta­lece e re­­­­­produz a si pró­pria... (KU, §12).


2) O momento da universalidade (§6-9) identifica o princípio a priori da con­tem­plação como um acto de ajuizamento (Beurteilung) da faculdade de julgar no seu uso re­fle­xio­nante.

 3) O momento da conformidade a fins (§§10‑17) identifica o princípio a priori do acordo (vivido) entre sujeito e objecto como um nexo de finalidade (Zweckmässigkeit).

“A beleza é a forma da conformidade a fins de um objecto, na medida em que é per­cebida neste sem representação de um fim.” (KU, §17).

 4) O momento da necessidade (§§18‑22) identifica a reivindicação da adesão dos outros como fundada num sentir comum


Da vivência à fundamentação transcendental

A Analítica do Belo desloca o estético do estrito plano individual para a universalidade, e daí para a ideia de humanidade como co­mu­ni­dade, ou seja, para o domínio da razão.

 O sujeito estético entre homem empírico e razão

"a beleza vale unicamente para homens, isto é, entes animais, mas contudo ra­cio­nais, e nem sequer apenas como tais (por ex. espíritos), mas ao mesmo tempo ani­mais. (§5).

  

Avaliação: 2. Um teste (com temas previamente indicados) a realizar em 6 de Junho (14-17h), com consulta das leituras obrigatórias.

; ou um trabalho (6/7 pp.) (previamente combinado) a entregar em 6 de Junho.


Data-limite para combinar temas: 16 de Maio

 

16 Maio - Sublime

23 Maio - Hegel

30 Maio – Merleau-Ponty / P. Klee