PLATÃO: A TEORIA DA ARTE

22 Fevereiro 2016, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

PLATÃO: A TEORIA DA ARTE

 

1. O conceito platónico de arte (technè).

 Questão: São poesia, pintura, escultura technai? Possuem um modelo? Possuem logos?

 

2. A concepção platónica de mimèsis.

2.1. No livro III da República (República III (393 c ss): análise dos modos do discurso poético: Diegético – narrativo (narrativa do poeta, o ditirambo)

·         Mimético – imitativo (tragédia e comédia) ,   Misto: epopeia     

 Condenação da poesia mimética.

Conceito positivo de imitação: a identificação do bom modelo 

2. 2. No livro X (República 595 c e ss). Exemplificação dos graus do ser: a Ideia (inteligível, una) e os entes sensíveis múltiplos, particulares, mas referidos ao modelo, como reproduções (imitações).

 1.º grau . A ideia: “no que diz respeito à Ideia não existe nenhum artífice que a possa executar”

2.º grau . O artesão “fixa os seus olhos na Ideia para fazer, a partir dela, as camas, as mesas e os objectos de que nos servimos” (technè)

 3.º grau.  Analogia com o espelho: Pintor de objectos aparentes (phainomena) mas sem qualquer verdade (aletheia)

O primado da filosofia (pensamento) sobre a poesia e pintura (produções de imagem)

Livro III: critério pedagógico e moral; critério político

Livro X: fundamentação ontológica

 

2.3. A mimèsis em O Sofista

 219 a - 221 c:  technai  →da aquisição →troca / captura →caça    →da produção (poiètikè)

  264 c- 268d artes da produção                                                 

232 b-235 c: a produção humana  de imagens (arte mimética):  → cópia (eicastikè technè).

                                                           → simulacro (phantastikè technè)

 Próxima aula: A Metafísica do Belo

Hípias Maior

Banquete: 198 ss (teoria filosófica de eros); 201 d-207 a (Sócrates e Diotima); 210 (dialéctica de eros); 215 a (dialéctica do amante e do amado)

Fedro: 245c (natureza da alma); 250 (revelação da Beleza)

 

 

Obras de carácter geral e introdutório

France Farago, L'art, Paris, Armand Colin, 1998, trad, port. A Arte, Porto, Porto Editora, 2002.

Raymond Bayer, Histoire de l'Esthétique, Paris, Armand Colin, 1961, trad. port. História da Estética, Lisboa, Ed. 70, diversas edições.

David Cooper (ed.), A Companion to Aesthetics. Oxford/Cambridge (USA), Blackwell, 1996.

Dizionario di estetica. A cura di Gianni Carchia e Paolo d’Angelo, Roma-Bari, La­terza, 1999, há trad. port.: Dicionário de Estética.

Jean Lacoste, La Philosophie de l'art, Paris, PUF, 1981


Sobre Platão

Pierre‑Maxime Schuhl, Platon et l'art de son temps. Paris, F. Alcan, 1933.

Léon Robin, La théorie platonicienne de l'amour. Paris, PUF, 1964.

Erwin Panofsky, Idea. Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der älteren Kunsttheorie. Berlin, W. Volker Spiess, 1985, 5ª ed; trad. franc.; Idea. Contribution à l'histoire du con­cept de l'ancienne théorie de l'art. Paris, Gallimard, 1983; múltiplas traduções.

José Pedro Serra, Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa, Gulbenkian, 2006.