Apresentação
21 Fevereiro 2018, 17:00 • Filipa de Almeida Afonso
Apresentação do programa e dos métodos de avaliação. A Estética como disciplina filosófica autónoma e a definição de Estética por Alexander Baumgarten.Programa:
- Platão e as raízes da Filosofia do Belo: a idealização do belo; mimesis, imagem e beleza na teoria das ideias.
- Aristóteles e as raízes da Teoria da Arte: a génese da obra como questão filosófica; mimesis, verdade e verosimilhança na teoria da obra.
- Boaventura de Bagnoregio e Tomás de Aquino entre o objectivismo e o subjectivismo estéticos: definições de belo; a teoria do juízo do belo.
- Kant e a radicação subjectiva da Estética: O belo nos limites do juízo de gosto; o sublime como categoria estética.
- Hegel e a consagração da Estética como Filosofia da Arte: a arte como o lugar do belo; a arte como concretização do processo de autoconhecimento histórico do espírito.
- Teorias contemporâneas da arte: Tolstói e a expressão de sentimentos; Bell e o formalismo; Barthes e a morte do autor; Danto e o mundo da arte; Trías e a categoria estética do sinistro.
A avaliação será cumulativa, dependendo a classificação do nível de conhecimentos atingido. Todos os elementos serão objecto de discussão prévia com o docente em horas de acompanhamento. A classificação final é ponderada em função das classificações obtidas nos seguintes elementos obrigatórios:
- Uma prova escrita presencial.
- Um trabalho escrito de extensão não superior a 6pp. previamente orientado pela docente (prazo de entrega: 30 de Maio).
- Uma prova oral de discussão do trabalho escrito.
Na classificação final serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas. Critérios de avaliação: nível de maturidade, organização formal, clareza e correcção da expressão oral e escrita.