Sumários

Constituintes prosódicos / Prosodic constituents

18 Fevereiro 2025, 14:00 Sónia Frota

Prosódia e cérebro.

Organização prosódica. Palavra prosódica, sintagma fonológico e sintagma entoacional. Ilustração com o Português.

 

Prosody in the brain.

The organization of speech into prosodic constituents: the prosodic word, the phonological phrase and the intonational phrase.

 

Leituras: Frota (2012); Frota (2014); Frota & Vigário (2018); Nespor & Vogel (2007): caps 1,2; Ladd (2008): caps. 1-2.


Estudar a Prosódia – introdução / Studying prosody: an introduction

11 Fevereiro 2025, 14:00 Sónia Frota

Porquê estudar a prosódia? Apresentação dos alunos e sua motivação para a escolha do seminário. Página de internet com recursos para o seminário: (http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/PGLing/Prosodia_2023.htm). Todos os materiais usados em aula são disponibilizados no moodle.

Noções básicas de prosódia. Tópicos e temas no estudo da prosódia: produção, perceção, processamento, aquisição e desenvolvimento, populações típicas e atípicas. Ilustração de investigação experimental em diferentes domínios de aplicação.

O programa do seminário. Bibliografia, métodos, avaliação. A avaliação final resulta da qualidade do trabalho desenvolvido em aula (30%) e da apresentação oral e escrita de um trabalho de investigação (70%). As apresentações orais realizar-se-ão a 29 de Abril e 6 de Maio. A versão escrita deverá ser entregue até dia 15 de Junho.

Leituras: Frota (2011): secções 3, 4, e 5; Mateus et al. (2004): pp. 1059-60, 1066-1076; Frota (2016): chap. 1; Gussenhoven (2015); Nespor & Vogel (2007): chaps. 1-2.


Why this course? Students’ presentation of their background and motivation to take the Prosody: Acquisition and Processing course. Web site with resources for the course: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/PGLing/Prosodia_2023.htmAll the materials used in class are available on moodle.

Studying prosody: production, perception, processing, acquisition and development, typical and atypical populations. Showcase of experimental research in various domains of application.

The syllabus, methods, evaluation, and bibliography. The final grade results from the quality of the work done in class (30%), and the oral and written presentation of a research paper (70%). Oral presentations will take place on April 29 and May 6. The written version is due by June 15.

Readings: Frota (2011): sections 3, 4, e 5; Mateus et al. (2004): pp. 1059-60, 1066-1076; Frota (2016): chap. 1; Gussenhoven (2015); Nespor & Vogel (2007): chaps. 1-2.