Sumários

IV. Explicação - 3

26 Abril 2018, 18:00 António José Teiga Zilhão

Críticas ao modelo Hempeliano de explicação científica. Críticas que alegam insuficiência: a crítica da irrelevância e a crítica da assimetria. Críticas que alegam desnecessidade: a crítica da existência de inúmeras explicações satisfatórias que não fazem apelo a quaisquer leis; a crítica de que há explicações E.-I. válidas nas quais a probabilidade indutiva de a conclusão ser verdadeira, dadas as premissas, é baixa. A resposta de Hempel às críticas da desnecessidade: o que distingue uma narrativa sequencial explicativa de uma narrativa sequencial não explicativa é o facto de a primeira, ao contrário da segunda, remeter para regularidades subjacentes conhecidas; nestes casos, não estando expressa, uma lei (ou esquema nómico) está implícita; remissão dos argumentos E.-I. com as características apontadas à nossa ignorância (de modo análogo a Laplace).


IV. Explicação - 2

23 Abril 2018, 18:00 António José Teiga Zilhão

B) A Explicação Estatístico-Indutiva - caracterização geral. O Problema da Ambiguidade Explicativa da Explicação Estatístico-Indutiva. Requisito da Evidência Total e Requisito da Especificidade Máxima. Carácter não-conjuntivo da Explicação Estatístico-Indutiva - ilustração por meio de um exemplo.


IV. Explicação - 1

19 Abril 2018, 18:00 António José Teiga Zilhão

O Conceito de Explicação. O Modelo Hempeliano de Explicação Científica. Explicação e Compreensão. Tipos de Explicação: A) A Explicação Nomológico-Dedutiva. Explicação e Previsão. A Tese da Simetria Explicação/Previsão. Objecções e contra-objecções à mesma.


III. Probabilidade - 4

16 Abril 2018, 18:00 António José Teiga Zilhão

E. Demonstração de alguns teoremas relevantes da Teoria das Probabilidades.


Exercícios - 2

12 Abril 2018, 18:00 António José Teiga Zilhão

Resolução de exercícios no âmbito do tópico III. do programa.