Sumários

Lógica proposicional modal: o sistema S4

9 Março 2020, 16:00 Ricardo Santos

Avaliação do sistema T: pontos positivos e alegadas fraquezas. As modalidades iteradas e os seus princípios. Questão para avaliação da lógica T: (i) Será que “É possível que p” e “Possivelmente é possível que p” são equivalentes?.

Reforçando a lógica modal T: acessibilidade reflexiva e transitiva. O sistema S4 é uma extensão de T. Exercícios com árvores.


Lógica proposicional modal – os sistemas D e T

4 Março 2020, 16:00 Ricardo Santos

Correcção e completude da lógica modal K. Avaliação de K: pontos positivos e negativos. Relações entre o necessário, o possível e o actual. Extensões de K: o sistema D (com acessibilidade extensível) e o sistema T (com acessibilidade reflexiva). Modificação da definição de interpretação. Novas regras para as árvores.


Sistema K: árvores e contramodelos

2 Março 2020, 16:00 Ricardo Santos

O método das árvores para a lógica K. Resolução de exercícios. Construção de contramodelos a partir de um caminho aberto de uma árvore acabada. Representação e verificação do contramodelo.


Lógica proposicional modal – o sistema K

19 Fevereiro 2020, 16:00 Ricardo Santos

A semântica dos mundos possíveis (modelos de Kripke) para a lógica modal. A relação de acessibilidade entre mundos. A lógica K: os símbolos e as regras de formação. A semântica. Elementos de uma interpretação: conjunto de mundos possíveis, relação de acessibilidade entre mundos e função que avalia cada fórmula atómica em cada mundo. Definições de verdade (num mundo de uma interpretação), de consequência semântica e de verdade lógica. O método das árvores para a lógica K.


A lógica da implicação estrita e a criação da lógica modal moderna

17 Fevereiro 2020, 16:00 Ricardo Santos

Razões de insatisfação com a condicional material da lógica clássica. A implicação estrita de C. I. Lewis. Sua caracterização axiomática (uma forma de ‘definição implícita’). Os cinco sistemas de Lewis. Os operadores modais de necessidade e possibilidade (a caixa e o diamante). Sua interdefinibilidade. Possíveis ambiguidades quanto ao âmbito dos operadores modais. Os operadores modais não são verofuncionais. Diferentes sentidos de possibilidade (e de necessidade): análise de exemplos.