Sumários

Tarefas à distância de leitura e escrita

13 Março 2020, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Continuação da preparação da leitura comentada de uma obra de um filósofo medieval, pelos estudantes inscritos para uma lectio.

Continuação da leitura da colecção de textos de uso lectivo, em FM. Textos (www.mlx,webnode,com), pelos estudantes que escolheram fazer teste em alternativa à lectio.

Continuação da preparação dos relatórios de aula, com base nas aulas leccionadas.

 


Tarefas à distância de leitura e escrita

12 Março 2020, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Continuação da preparação da leitura comentada de uma obra de um filósofo medieval, pelos estudantes inscritos para uma lectio.

Continuação da leitura da colecção de textos de uso lectivo, em FM. Textos (www.mlx,webnode,com), pelos estudantes que escolheram fazer teste em alternativa à lectio.

Continuação da preparação dos relatórios de aula, com base nas aulas leccionadas: recepção do 1º relatório de aula, elaborado por Marco Coelho.



Valores da cultura medieval: a filosofia e a religião

10 Março 2020, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº18 (10/ 3/ 20)

Valores da cultura medieval: a filosofia e a religião.

Lectio: leitura comentada do Discurso Decisivo sobre a Harmonia entre a Religião e a Filosofia, de Averróis, por João Patrocínio Rodrigues.

Indicações de estudo para o período de suspensão das aulas presenciais, de 11 a 27 de Março 2020.

 

Indicações de estudo

11-27 de Março 2020 (Período de suspensão das aulas presenciais)

- Estudantes inscritos para uma lectio: continuar a prepará-la, fazendo as leituras combinadas, registando as citações principais a comentar e comentando-as ao longo de 4 páginas com uma estrutura explícita.

- Estudantes que, em alternativa à lectio, preparam a realização do teste: ler a colecção de textos de uso lectivo, na pasta FM. Textos (www.mlx,webnode,com), escolher 2 textos, pertencentes a 2 tópicos distintos do programa, e comentá-los ao longo de 2 páginas, articulando cada texto com o tópico que ilustra. Este exercício de comentário de 2 textos de uso lectivo substitui metade do teste.

- Todos os estudantes: continuar a preparar os relatórios de aula, com base nas aulas já leccionadas.

A 27 de Março 2020, serão dadas novas indicações sobre o decurso do ano lectivo.



Valores da cultura medieval: as artes liberais e a filosofia

6 Março 2020, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº17 (6/ 3/ 20)

Valores da cultura medieval: as artes liberais e a filosofia.

Isidoro de Sevilha e os seus 20 livros das Etimologias: algumas distinções (disciplina, ciência e arte), definições e divisões (filosofia). Hugo de S. Vítor, autor do Didascalicon: a abrangência da filosofia. 

Textos de uso lectivo: ISIDORO de SEVILHA, Etymologiarum I, 1; II, 24 (Texto da ed. Scriptorum Classicorum Biblioteca Oxoniensis (1911), reprod. em Biblioteca de Autores Cristianos 433, Madrid, 1982. Trad. nossa); HUGO de S. VÍTOR, Didascalicon III, 1 (Texto da ed. crítica de Ch. H. Buttimer, Washington, The Catholic University Press, 1939. Trad. nossa).



Valores da cultura medieval: as artes liberais e a filosofia

5 Março 2020, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº16 (5/ 3/ 20)

Valores da cultura medieval: as artes liberais e a filosofia.

Boécio e a Consolação da Filosofia (continuação). A descrição simbólica da Senhora Filosofia. A filosofia: na definição dos seus objectos (natureza e costumes) e alcance (faculdades de conhecimento); na eleição dos seus valores (verdade, justiça, liberdade de consciência, prudência, equanimidade, felicidade, sabedoria); na eleição de grandes categorias do pensamento (fortuna, natureza, acaso, fado ou destino, providência, liberdade); na formulação de grandes interrogações: a questão da existência do livre arbítrio; a questão da contradição entre a presciência divina e algum livre arbítrio.

Texto de uso lectivo: BOÉCIO, Philosophiae Consolationis I, pr. 1 (in BOÉCIO, Consolação da Filosofia, trad. Luís M. G. Cerqueira, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2011, pp. 18-20).