Sumários
Valores da cultura medieval: a filosofia e a religião
23 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº15 (23/ 3/ 18)
Valores da cultura medieval: filosofia e religião. Duas antigas filosofias religiosas do séc.II: a teologia platónica de Apuleio (De Deo Socratis) e a crítica de Agostinho (De Civitate Dei VIII, 16, 22; IX, 1-17; X, 27); a filosofia cristã de Justino (Diálogo com Trifão, 1-8).
A aula contou com a presença de alunos da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão, sob a orientação da Prof.ª Rosa Braz, antiga aluna de Filosofia da FLUL.
Valores da cultura medieval: a filosofia e a religião
22 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº14 (22/ 3/ 18)
Valores da cultura medieval: filosofia e religião. O cristianismo gnóstico antigo: palestra de Rui Lomelino de Freitas.
Docente em missão de representação da Universidade de Lisboa
20 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº13 (20/ 3/ 18)
Docente em missão de representação da Universidade de Lisboa no Doutoramento Honoris Causa de Jesué Pinharanda Gomes pela Universidade da Beira Interior.
Valores da cultura medieval: as artes liberais e a filosofia
16 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº12 (16/ 3/ 18)
Valores da cultura medieval: as artes liberais e a filosofia. Isidoro de Sevilha e os seus 20 livros das Etimologias: algumas distinções (disciplina, ciência e arte), definições e divisões (filosofia). Hugo de S. Vítor, autor do Didascalicon: a finalidade do saber e a abrangência da filosofia. São Boaventura e a Recondução das Ciências à Teologia (De reductione artium ad theologiam): as quatro luzes do conhecimento e a divisão tripartida da filosofia; a separação entre filosofia e teologia; a “recondução” (reductio) bonaventuriana ou a significação teológica transversal a todos os saberes.Valores da cultura medieval: a filosofia
15 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº11 (15/ 3/ 18)
Valores da cultura medieval: a filosofia. Boécio e a sua Consolação da Filosofia: um exercício de interpretação da descrição simbólica da Filosofia; uma sinopse da obra. A filosofia: na definição dos seus objectos (natureza e costumes) e alcance (faculdades de conhecimento); na eleição dos seus valores (verdade, justiça, liberdade de consciência, prudência, equanimidade, felicidade, sabedoria); na eleição de grandes categorias do pensamento (fortuna, natureza, acaso, fado ou destino, providência, liberdade); na formulação de grandes interrogações: a questão da existência do livre arbítrio; a questão da contradição entre a presciência divina e algum livre arbítrio.
Texto de uso lectivo: BOÉCIO, Philosophiae Consolationis I, pr. 1 (in BOÉCIO, Consolação da Filosofia, trad. Luís M. G. Cerqueira, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2011, pp. 18-20).