Sumários

A Idade Média na História da Filosofia: tradições e períodos de florescimento

1 Março 2018, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº5 (1/ 3/ 18)

A Idade Média na História da Filosofia: uma translatio studiorum. Uma História da Filosofia Medieval inspirada no conceito medieval de translatio studiorum: ALAIN DE LIBERA, La philosophie médiévale (Paris, 1993). Outras entradas possíveis e complementares para o estudo da filosofia medieval: algumas histórias da filosofia medieval em perspectiva.

Os Renascimentos medievais. O Renascimento do séc. XII: o desenvolvimento das cidades e o nascimento das universidades; as escolas mais célebres (Chartres e S. Vítor); antagonismos significativos (Abelardo e S. Bernardo); a reforma de Cister novas ordens religiosas (Franciscanos e Dominicanos); o renascimento de Aristóteles e o legado da Patrística (Pedro Lombardo).


A Idade Média na História da Filosofia: tradições e períodos de florescimento

27 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº4 (27/ 2/ 18)

A Idade Média na História da Filosofia: tradições e períodos de florescimento. A tradição patrística: os primeiros pensadores cristãos e uma filosofia do Logos; a tradição e o estudo dos textos (Patrologia). A extensão do conceito de Renascimento à Idade Média: os renascimentos medievais; o renascimento carolíngio (Alcuíno, João Escoto Eriúgena).


A Idade Média na História da Filosofia: a extensão do conceito de Idade Média à História da Filosofia

23 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº3 (23/ 2/ 18)

A Idade Média na História da Filosofia: a extensão do conceito de Idade Média à História da Filosofia. A questão da periodização da Filosofia Medieval: patrística, renascimentos medievais e escolástica. A tradição patrística: periodização e autores.

Textos de uso lectivo: HEGEL, Introdução às Lições sobre História da Filosofia (1816-1817), tradução, introdução e notas de José Barata-Moura, Porto, Porto Ed., 1995, pp.168-169; L.M. DE RIJK, La philosophie au moyen âge, trad. P. Swiggers, Leiden, E.J. Brill, 1985, p.19 (trad. port. nossa).


A Idade Média na História da Filosofia: o conceito de Idade Média

22 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº2 (22/ 2/ 18)

A Idade Média na História da Filosofia: o conceito de Idade Média. Origem e destaques da história do conceito de Idade Média; correlação entre Idade Média e Renascimento; a questão das fronteiras temporais da Idade Média e a questão da sua unidade cultural.

Textos de uso lectivo: W. K. FERGUSON, La Renaissance dans la Pensée Historique (The Renaissance in Historical Thought, Boston, 1948), trad. franc. J. Marty, Paris, Payot, 1950, pp. 17, 77 (trad. port. nossa); J. NORDSTRÖM, Moyen Âge et Renaissance. Essai historique, trad. franc. T. Hammar, Paris, Librairie Stock, 1933, p.8 (trad. port. nossa); Aires A. NASCIMENTO, Edito de Milão: apostilas para uma tradução, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2013, pp.24-29; J. CERQUEIRA GONÇALVES, “A Modernidade nasceu na Idade Média” (1999), in Idem, Itinerâncias da Escrita, vol. I, Lisboa, 2011, pp.94-95.

Marcação da data do teste: 8 de Junho (6ª feira) 2018, 12h-14h.


Apresentação

20 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (20/ 2/ 18)

Apresentação

O retorno à Idade Média no presente: razões culturais. O retorno à Idade Média em Filosofia: o retorno a questões essenciais; a recuperação de antecedentes no pensar filosófico; o vigor das grandes obras.

O programa: os objectivos, os conteúdos e a bibliografia. Os textos de uso lectivo para ilustração do programa: www.mlx.webnode.com

A avaliação: apresentação e breve reflexão sobre os elementos que a integram.

Avaliação:

A classificação final é a média das classificações obtidas em dois elementos obrigatórios: 

1) Um trabalho escrito individual, previamente orientado e constituído por duas partes faseadas: uma bibliografia comentada de estudos sobre filosofia medieval, incluindo uma história da filosofia e um estudo monográfico sobre tema ou autor, que pode ser um livro, parte de um livro ou um artigo de especialidade (2p.), a entregar a meio do período lectivo (30%); e um exercício de interpretação de um texto integral de um filósofo medieval (5p.), a entregar na última aula, acompanhado de uma breve apresentação oral (70%). Caso a bibliografia comentada seja entregue só no final do período lectivo, a classificação do trabalho é globalmente penalizada com a descida de 1 valor. Caso não haja apresentação oral do trabalho entregue, a classificação do trabalho é globalmente penalizada com a descida de 2 valores.

2) Uma recensão de 2 aulas e 2 textos de uso lectivo (4p.) ou um teste sobre o programa leccionado, a realizar no período de avaliação. A recensão pode ser entregue até à data do teste. 

Critérios de avaliação: conhecimento da matéria leccionada; espírito crítico; clareza, organização e correcção da escrita.