Sumários

IV. Problema Mente-Corpo - 4

26 Abril 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

C. O Funcionalismo (2). As duas tendências nas quais o pensamento funcionalista se sub-divide: i) identidade funcional pura dos estados e processos mentais (Putnam); ii) especificação funcional dos estados e processos mentais (D. Lewis). Caracterização de cada uma delas; críticas que cada uma delas dirige à outra. As principais objecções ao pensamento funcionalista: i) incapacidade para integrar os fenómenos conscientes no âmbito da teorização psicológica; ii) implausibilidade da recondução da discriminação entre conteúdos intencionais à discriminação entre papéis causais. A reconstrução da perspectiva funcionalista de modo a responder à objecção ii): sentido como papel inferencial. 


IV. Problema Mente-Corpo - 3

23 Abril 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

C. O Funcionalismo (1). A posição funcionalista como uma das mais importantes posições do Monismo materialista não reducionista. Definições de 'funcionalismo', 'estado funcional' e 'descrição funcional'. Critérios de identidade para descrições funcionais. Descrições funcionais como descrições de programas. Analogia entre relação mente/cérebro e relação software/hardware. Autonomia das descrições funcionais em relação tanto às descrições fenomenológicas como às descrições materiais. Exemplos. Tese da realizabilidade múltipla. Corolário: defesa da posição de que a existência de uma Psicologia autónoma e irredutível é tão compatível com uma metafísica materialista como o é a existência de uma ciência autónoma da programação no âmbito da engenharia de máquinas. O problema semântico da determinação da referência dos termos teóricos de uma teoria empírica. Introdução do conceito de ramseyficação de uma teoria como modo de resolver este problema. Descrição do processo de construção da frase de Ramsey de uma teoria T e dos resultados que com ela se obtêm. A defesa por diferentes filósofos funcionalistas de que os termos com conteúdo mental do nosso discurso com conteúdo cognitivo devem ser entendidos do mesmo modo (funcional) que os termos teóricos o são após a recondução da teoria empírica T na qual eles ocorrem à sua frase de Ramsey. 


IV. Problema Mente-Corpo - 2

19 Abril 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

B. A posição monista. Monismo idealista e monismo materialista. O monismo materialista: reinterpretação do problema mente-corpo no âmbito do monismo materialista como o problema semântico de determinar a forma correcta de articular os discursos teóricos mental e físico. Catálogo de diferentes posições materialistas a este respeito: 1. As posições extremas: reducionismo (tese da identidade tipo-tipo) e eliminativismo (tese da eliminabilidade do discurso mental). 2. As posições intermédias: reducionismo parcial (tese da identidade tipo-tipo relativizada a espécies) e não reducionismo baseado na tese da sobreveniência do mental no físico. Caracterização formal da relação de sobreveniência. Posições não reducionistas compatíveis com a tese da sobreveniência: a teoria da identidade exemplar-exemplar e a teoria da realização (de propriedades de 2ª ordem em propriedades de 1ª ordem).  


IV. Problema Mente-Corpo - 1

16 Abril 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

O problema mente-corpo - apresentação geral. 

A. A posição dualista - aspectos fundamentais. Variantes do dualismo: dualismo interaccionista e dualismo paralelista. Variantes do dualismo interaccionista: interaccionismo bidireccional (dualismo cartesiano) e interaccionismo unidireccional (epifenomenismo). Variantes do dualismo paralelista: ocasionalismo e sobredeterminacionismo.


III. Representação Mental - 3

12 Abril 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

C) A representação mental concebida como um certo tipo de papel adaptativo desempenhado por determinados estados neuronais. Apresentação geral desta concepção: i) definição do conceito de Função Própria de uma qualquer estrutura resultante de replicação por selecção natural; ii) definição em termos evolucionários do conceito de condições de verdade de uma representação mental. A proposta de solução evolucionária para o problema da representação errada que aflige a versão standard da Teoria Causal da Representação Mental. Objecções a esta proposta: i) o argumento do 'Homem do Pântano'; ii) o argumento da inversão da ordem explicativa.