Sumários

VI. Livre Arbítrio - 2

14 Maio 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

Livre Arbítrio, Princípio das Possibilidades Alternativas (PPA), Determinismo e Senso Comum. Argumento standard pró-livre arbítrio baseado no PPA: i) a satisfação do PPA é uma condição necessária para que tenhamos livre arbítrio; ii) o senso comum tende a considerar que o PPA se encontra trivialmente satisfeito; iii) a satisfação do PPA é contraditória com a verdade do determinismo; iv) logo, o determinismo contradiz o senso comum; v) logo, não há razão para dar ouvidos aos argumentos que contestam a existência de livre arbítrio com base na hipotética verdade do determinismo e no senso comum. Contra-argumento standard ao argumento standard pró-livre arbítrio baseado no PPA: i) distinção entre princípio metafísico da causalidade e axioma físico da causalidade; ii) a posição do senso comum acerca do PPA decorre do axioma físico e não do princípio metafísico; iii) lido à luz do axioma físico, a satisfação do PPA, sendo condição necessária para a existência de livre arbítrio, não é contraditória com a possível verdade do determinismo; iv) logo, nem a satisfação do PPA, nem a existência de livre arbítrio, nem o senso comum, são contraditórios com a possível verdade do determinismo; v) logo, não há qualquer razão para dar ouvidos ao argumento anti-determinista construído com base na existência de uma contradição entre determinismo, por um lado, e satisfação do PPA, existência de livre arbítrio e senso comum, por outro lado.  


VI. Livre Arbítrio - 1

10 Maio 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

1. Livre arbítrio e determinismo: definições de determinismo de Laplace e de van Inwagen; 2. Universos deterministas, universos indeterministas e universos caóticos; 3. Consequência contra-intuitiva do determinismo: o futuro está "fechado" enquanto que o passado está "aberto"; 4. O conceito dennetteano de um Universo democriteano; 5. Colocação da questão do determinismo no contexto da análise de universos democriteanos; 6. Determinismo, complexidade, horizonte epistémico humano e incerteza. 


V. Consciência - 2

7 Maio 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

A hipótese da existência de fenomenologias invertidas introduzida por John Locke no seu 'Essay' em associação com a sua consideração do cepticismo semântico. Reintrodução desta hipótese em associação com experimentos conceptuais definidos de uma forma fisicamente mais precisa na Filosofia da Mente contemporânea: i) o experimento idealizado por S. Shoemaker (colocação de lentes de inversão cromática num agente normal seguida de acidente indutor de amnésia); ii) o experimento idealizado por N. Block (da Terra Invertida). Conclusão de ambos estes experimentos: os qualia não parecem ser caracterizáveis no âmbito de uma descrição naturalista da mente. A tese da transparência da percepção, de Dennett, como tentativa de resposta naturalista a estas objecções.    


V. Consciência - 1

3 Maio 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

Clarificação do sentido do termo 'consciência' relevante para a discussão em Filosofia da Mente. Apresentação do 'problema duro' da consciência na versão de Thomas Nagel: a invisibilidade essencial dos chamados 'factos perspectivais' da consciência para o chamado 'ponto de vista de lado nenhum', típico das ciências da Natureza. Dramatização do mesmo problema por meio da apresentação do experimento conceptual de Mary encerrada no quarto a preto e branco, idealizado por Frank Jackson. Teses de Chalmers acerca do problema da consciência: i) todos os estados e propriedades não-básicos do mundo natural são de natureza funcional e são logicamente sobrevenientes nos estados e propriedades da micro-física; ii) os estados e propriedades vivenciais da consciência são de natureza reconhecional e não funcional; iii) os estados reconhecionais da consciência não são logicamente sobrevenientes nos estados e propriedades físicos subjacentes; iv) qualquer explicação reducionista de estados reconhecionais está condenada ao fracasso. Análise do mais célebre argumento proposto por Chalmers para sustentar as suas teses ii), iii) e iv): o argumento da concebibilidade de mundos zombi fisicamente indistinguíveis do nosso mundo.     


IV. Problema Mente-Corpo - 5

30 Abril 2018, 16:00 António José Teiga Zilhão

D. O Argumento anti-materialista de Kripke - apresentação e análise.