Sumários

Fonética Articulatória

24 Setembro 2019, 12:00 Maria João dos Reis de Freitas

Fonética Articulatória:

1. Anatomia do aparelho fonador (continuação).
2. Tipologia de classificação articulatória e respetivos termos: classe principal, ressonância, atividade laríngea, modo de articulação e ponto de articulação.


Apresentação do programa, bibliografia, elementos e critérios de avaliação

20 Setembro 2019, 14:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Apresentação do programa, bibliografia, elementos e critérios de avaliação.

Objectivos:                           

(i)      Promover a apreensão da dimensão sonora da língua enquanto objecto de estudo e instrumento fundamental de comunicação;

(ii)     Consolidar e alargar conhecimentos sobre a estrutura sonora das línguas adquiridos em disciplinas anteriores;

(iii)    Apresentar os instrumentos gramaticais básicos para a descrição das propriedades fonológicas das línguas;

(iv)   Reflectir sobre aspectos universais e idiossincráticos da fonologia das línguas naturais;

(v)    Proceder à descrição dos vários aspectos da estrutura fonológica  do Português;

(vi)   Promover o trabalho de organização e análise de dados fonológicos numa perspectiva comparada;

(vii)  Praticar a análise fonológica da língua.

 

Programa resumido:

(i) Aspectos segmentais e sua representação (identificação de inventários fonético e fonológico, representação da estrutura dos segmentos em traços distintivos e observação e descrição de processos fonológicos);
(ii) Aspectos suprassegmentais (sílaba, acento de palavra);
(iii) Interacção dos vários níveis de representação no funcionamento das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos.

Embora o trabalho de descrição das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos se centre no Português, exemplificação proveniente de outras línguas será usada para proceder à observação comparada de aspectos fonológicos universais e de outros específicos de alguns sistemas linguísticos.

Bibliografia e elementos de estudo:

Andrade, E. d' (1977) Aspects de  la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: CLUL/INIC.

Barbosa, J. Morais (1994) Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.

Clements, G. e E. Hume (1995) "The Internal Organization of Speech Sounds", in GOLDSMITH, J. (ed.) 1995: The Handbook of Phonological Theory, 7, p. 245-317.

Faria, I., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (eds) (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho.

Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras. Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Gussenhoven, C. & H. Jacobs (1998/2005) Understanding Phonology. London, New York: Arnold.

Mateus, M. H. M. (1975) Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: CLUL/INIC.

Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, 6ª edição.

Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2005 [2016]) Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Univ. Aberta.

Mateus, M. H. & E. d'Andrade (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.

Odden, D. (2005). Introducing Phonology, Cambridge Introductions to Language and Linguistics, Cambridge: CUP.

Viana, A. Gonçalves (1973) Estudos de Fonética Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional.

 

Página de elearning – diversos materiais disponibilizados ao longo do semestre.

Textos de leitura complementar serão sugeridos em aula.

Critérios de avaliação:

A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em quatro fichas realizadas em aula (40%) e de um teste (50%), com a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação na aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e evolução dos conhecimentos apreendidos e exibidos em aula) – 10%.

Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.

Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a professora, individualmente e até ao fim de Setembro, os detalhes relativos à sua avaliação (que inclui ainda outros elementos de avaliação, encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respectivo trabalho).

Elementos de avaliação presenciais:

Ficha 1 e 2 – 30 de outubro 2019

Ficha 3 – 22 de novembro 2019

Ficha 4 – 6 de dezembro 2019

Teste 1 – 18 de dezembro 2019

Acompanhamento e atendimento dos alunos: Gabinete 8 (Sala de eye tracking)

A definir no início do semestre.

Requisitos: Preferencialmente, os alunos devem ter já concluído O Estudo da Linguagem Humana e Compreensão e Produção do Português



Ponto 1. do Programa

19 Setembro 2019, 12:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Exploração do  Ponto 1. do programa: relações entre sons da fala e ortografia; o Alfabeto Fonético Internacional e a transcrição fonética de palavras do PE.

2. Conclusão da correção da Ficha 1.
3. Início do ponto 2. do programa: bases fonéticas da fonologia (diferenças entre Fonética e Fonologia; o objeto da Fonética Articulatória; o aparelho fonador).
4. Referências bibliográfica (Mateus et al. 2016, secção sobre Fonética Articulatória; Freitas et al. (2012, cap. 3)


Início do Ano Académico

18 Setembro 2019, 14:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Início do Ano Académico.


Início das atividades letivas

17 Setembro 2019, 12:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação do programa.

2. Apresentação da bibliografia.
3. Definição os critérios de avaliação (1 teste final=50% (7 de janeiro, 10h00, sala a anunciar) + fichas de trabalho resolvidas em sala de aula, no final de cada bloco temático=50%)
4. Ponto 1. do programa: relações entre sons da fala e ortografia; o Alfabeto Fonético Internacional e a transcrição fonética de palavras do PE.
5. Resolução e correção da Ficha 1.