Sumários

A dimensão sonora das línguas

16 Setembro 2021, 14:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

A dimensão sonora das línguas - Fonética e Fonologia.


Apresentação

14 Setembro 2021, 14:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Apresentação do programa e bibliografia, elementos e critérios de avaliação.
FONOLOGIA

Objetivos:

(i) Promover a apreensão da dimensão sonora da língua enquanto objecto de estudo e instrumento fundamental de comunicação;

(ii) Consolidar e alargar conhecimentos sobre a estrutura sonora das línguas adquiridos em disciplinas anteriores;

(iii) Apresentar os instrumentos gramaticais básicos para a descrição das propriedades fonológicas das línguas;

(iv) Refletir sobre aspetos universais e idiossincráticos da fonologia das línguas naturais;

(v) Proceder à descrição dos vários aspectos da estrutura fonológica do português;(vi) Promover o trabalho de organização e análise de dados fonológicos numa perspetiva comparada;

(vii) Praticar a análise fonológica da língua.

Programa resumido:

1. Aspetos segmentais e sua representação 

1.1. identificação de inventários fonético e fonológico 1.2. representação da estrutura dos segmentos em traços distintivos

1.3. identificação e descrição de processos fonológicos

2. Aspetos suprassegmentais 

2.1. sílaba

2.2. acento de palavra

3. Interação dos vários níveis de representação no funcionamento das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos. 

Embora o trabalho de descrição das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos se centre no português, exemplificação proveniente de outras línguas será usada para proceder à observação comparada de aspectos fonológicos universais e de outros específicos de alguns sistemas linguísticos.


Bibliografia e elementos de estudo:

Andrade, E. d' (1977). Aspects de la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: CLUL/INIC.
Barbosa, J. Morais (1994). Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.
Clements, G. e E. Hume (1995). "The Internal Organization of Speech Sounds", in GOLDSMITH, J. (ed.) 1995: The Handbook of Phonological Theory, 7, p. 245-317.
Faria, I., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (eds) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho.
Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras. Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Gussenhoven, C. & H. Jacobs (1998/2005). Understanding Phonology. London, New York: Arnold.
Mateus, M. H. M. (1975) Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: CLUL/INIC.
Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, 6ª edição.
Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2005 [2016]). Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Univ. Aberta.
Mateus, M. H. & E. d'Andrade (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.Odden, D. (2005). Introducing Phonology, Cambridge Introductions to Language and Linguistics, Cambridge: CUP.
Viana, A. Gonçalves (1973) Estudos de Fonética Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional.

Página de e-learning – diversos materiais disponibilizados ao longo do semestre. Textos de leitura complementar serão sugeridos em aula.


Critérios de avaliação:

A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em duas fichas realizadas em aula (40%) e de um teste (50%), com a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação na aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e evolução dos conhecimentos apreendidos e exibidos em aula) – 10%.

Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.

Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a professora, individualmente e até ao fim de setembro, os detalhes relativos à sua avaliação (que inclui ainda outros elementos de avaliação, reuniões para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respectivo trabalho).

 

Elementos de avaliação presenciais:

Ficha 1 – 2 de novembro 2021

Ficha 2 – 30 de novembro 2021

Teste 1 – 14 de dezembro 2021

Acompanhamento e atendimento dos alunos: reuniões zoom em horário a definir com cada aluno.