Sumários

Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 9-10

1 Dezembro 2015, 08:00 Rui Carlos Fonseca

Conjugação do verbo δύναμαι no presente dos modos indicativo e conjuntivo.

Estudo dos verbos em -μι: conjugação do verbo τίθημι no presente do indicativo nas vozes activa e média.

Fonética: Lei de Greassmann ou lei da dissimilação das aspiradas: definições (Júnior 2003, 55; Palmer 1980, 230; Freire 1997, 176) e exemplos.

Leitura, análise e tradução de Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 9-10. Orações subordinadas circunstanciais: condicional (de sentido eventual), comparativa (introduzida por ὥσπερ), consecutiva (introduzida por ὥστε mais o modo infinitivo) e final (introduzida por μή mais o modo conjuntivo). Orações subordinadas completivas: infinitiva e integrante. Genitivo absoluto. Dativo de ponto de vista. Complemento circunstancial de causa (διά + acusativo). Fonética: elisão e assimilação consonântica; crase.


Not Taught.

26 Novembro 2015, 08:00 Rui Carlos Fonseca

Não houve aula.


Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 7-8

24 Novembro 2015, 08:00 Rui Carlos Fonseca

Revisão da terceira declinação: palavras de tema em consoante líquida.

Leitura, análise e tradução de Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 7-8. Genitivo absoluto. Atributo do sujeito. Vocativo. Complementos circunstanciais com a preposição μετά: tempo depois de (μετά + acusativo), companhia (μετά + genitivo). Complementos circunstanciais com a preposição διά: causa e tempo durante (διά + acusativo), lugar através de (διά + genitivo). Orações subordinadas: circunstancial comparativa introduzida por ὥσπερ; completiva integrante introduzida por ὅτι; adjectiva relativa introduzida por pronome relativo. Oração participial de sentido condicional.

Marcação de uma ficha de trabalho sobre Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 9-10, a entregar no dia 1 de Dezembro de 2015.

No dia 26 de Novembro de 2015 (5.ª feira) não haverá aula de Grego I.


Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 5-6

19 Novembro 2015, 08:00 Rui Carlos Fonseca

Revisão da terceira declinação: palavras de tema em dental com o nominativo singular em -ις. O acusativo singular com a desinência -α e com a desinência -ν.

Leitura, análise e tradução de Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 5-6. Genitivo absoluto. Oração subordinada completiva infinitiva (com sujeito omisso). Oração subordinada circunstancial final (ἵνα + conjuntivo).

Exercícios de conjugação do aoristo passivo nos modos indicativo e conjuntivo.

Marca da época helenística no texto de Cáriton: aumento significativo do número de verbos com terminação -ίζω.

Fonética: evolução do grupo –ΝΣ–. Estudo dos fenómenos fonéticos originados pelo grupo –ΝΣ– : queda de consoante nasal antes de sigma, queda do grupo consonântico -ντ antes de sigma, queda do sigma precedido de consoante líquida (aoristo sigmático), alongamento compensatório da vogal anterior, assibilação do τ antes de iota e antes de iode.


Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 3-4

17 Novembro 2015, 08:00 Rui Carlos Fonseca

Leitura, análise e tradução de Cáriton, Quéreas e Calírroe I, 1, 3-4. Genitivo absoluto. Complementos circunstanciais com a preposição μετά: tempo depois de (μετά + acusativo), companhia (μετά + genitivo). Oração subordinada circunstancial consecutiva (ὥστε + indicativo).

Fonética: continuação do estudo da alternância vocálica da raiz do verbo; verbos supletivos.

Estudo dos verbos em -μι: conjugação do verbo δείκνυμι no presente do indicativo nas vozes activa e média.

Marcas da época helenística no texto de Cáriton: (1) tendência para o desaparecimento das formas verbais em -μι e adopção das desinências dos verbos em -ω; (2) tendência para o desaparecimento do optativo e a sua progressiva substituição pelo indicativo ou pelo conjuntivo.

Realização de uma ficha da terceira declinação.