Sumários

DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS E ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO DE REFERÊNCIA

10 Outubro 2015, 10:00 António Manuel Gonçalves de Carvalho

Foi solicitado a cada aluno que apresentasse o resultado da reflexão sobre o objectivo que se propõe realizar como trabalho para a disciplina, o que foi concretizado na maioria dos casos. A apresentação, oralmente na aula e em versão escrita, foi acertada para o final do Semestre.

Após se terem estabilizado alguns conceitos básicos, foi analisada e discutida, entre outras, a Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro, que "Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do Património Cultural". No final da aula visitou-se a exposição "Alqueva. 20 anos de obra, 200 milénios de História", onde se explicitaram em grupo alguns conceitos: Minimização de Impactes e Salvaguarda do Património Cultural; a Gestão e Incorporação de Espólios Arqueológicos; a Difusão de Resultados; a Comunicação com o Público, e outras questões para o património que decorrem de uma obra pública desta dimensão. Foi recomendada a bibliografia a preparar para a aula seguinte.


APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, DO DOCENTE E DOS ALUNOS. ANÁLISE E DISCUSSÃO DO PROGRAMA E DA BIBLIOGRAFIA.

3 Outubro 2015, 10:00 António Manuel Gonçalves de Carvalho

Apresentação dos objectivos da disciplina. Leitura comentada do programa. Análise e discussão da bibliografia. Apresentação do docente, tendo sido dada a palavra a cada aluno para propósito idêntico. Foram explicitados os métodos de avaliação da disciplina, enumerados os tipos de trabalhos possíveis, e pedido a cada aluno que iniciasse a reflexão sobre o trabalho para a disciplina, devendo comunicar na aula seguinte uma primeira proposta. Foram definidos alguns conceitos básicos da disciplina e chamada a atenção para o léxico técnico a utilizar. Foi recomendada a bibliografia a analisar para a primeira aula. Os alunos foram informados de que, para se utilizarem outros recursos que complementem a sua formação, as próximas aulas seriam leccionadas no Museu Nacional de Arqueologia, nos termos do protocolo tripartido celebrado, em 20 de Setembro de 2007, entre o Museu, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o respectivo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ). Comunicação entretanto efectuada ao Serviço de Pessoal da Faculdade.


NÃO HOUVE AULA

26 Setembro 2015, 10:00 António Manuel Gonçalves de Carvalho

AVISO: Não houve aula, pois recebi a informação dos responsáveis pela área de que as aulas do 2º ciclo tinham início dia apenas na semana seguinte.