Sumários

Português académico. Aspetos formais na apresentação de um trabalho científico.

14 Novembro 2018, 18:00 António Manuel dos Santos Avelar

Português académico. Aspetos formais na apresentação de um trabalho científico.

Reflexão, a pedido dos alunos, sobre o português académico e as exigências dos textos dos trabalhos finais de avaliação:
a estrutura;
a introdução e o resumo,
as referências e citações (normas IPA),
a bibliografia.

Questões de linguagem.

Conclusão dos trabalhos de grupo iniciados no seminário anterior.


A programação no ensino de uma língua não materna no contexto de uma abordagem comunicativa de ensino de línguas.

7 Novembro 2018, 18:00 António Manuel dos Santos Avelar

A programação no ensino de uma língua não materna.

Análise de curricula e de programas: "Camões"; Referencial e Programas de PLE no estrangeiro; ICLP, Instituto Cervantes e de Instituições francesas.
A questão da relação entre a perspetiva (de ensino) e da enunciação programática.

Trabalho de grupo: comparação de enunciados progrmáticos das diversas instituições relativamente a itens discretos.


A “gramática comunicativa” em manuais portugueses de PLE e L2.

31 Outubro 2018, 18:00 António Manuel dos Santos Avelar

A “gramática comunicativa” em manuaisportugueses de PLE e L2.
A expressão da comparação: exercício e propostade abordagem.
Sugestões de investigação.



Trabalho de grupo: identificação e caraterização de práticas de apresentação da gramética em documentos de ensino.


A “Gramática comunicativa” enquanto ferramentapara o ensino de línguas LE/L2: princípios, tradições eaplicações.

24 Outubro 2018, 18:00 António Manuel dos Santos Avelar

A “Gramática comunicativa” enquanto ferramentapara o ensino de línguas LE/L2: princípios, tradições eaplicações.
Como tornar a “regra” significativa, útil e utilizável na interação?
Como apresentar a “língua” ao aprendente, de forma a queeste interiorize o modo mais eficaz de interagir?
A tradição portuguesa: documentos e etapas fundamentais.


A “Gramática comunicativa” no interior de uma abordagem comunicativa para o ensino de línguasLE/L2.

17 Outubro 2018, 18:00 António Manuel dos Santos Avelar

“Gramática comunicativa” no interior de umaabordagem comunicativa para o ensino de línguasLE/L2.
Padrões gramaticais ao nível da lexicogramática e do discurso.
A forma gramatical enquanto entidade portadora de propósito comunicativo.
As primeiras propostas: inglesa e espanhola.