Sumários
Contexto: níveis de representação; as noções de Registo e de Género.
10 Outubro 2018, 18:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Contexto: níveis de representação; as noções de Registo e de Género.Propostas e contributos das escolas: "europeia", "para fins específicos" e "de Sydney".Trabalho de grupo: identificação de marcas de Registo e Género em textos dos media.Aspeto e modalidade em textos dos media.
Para discussão no próximo seminário:
A noção de “comunicação”: perspetivas psicolinguística, sociocultural e em linguística aplicada
3 Outubro 2018, 18:00 • António Manuel dos Santos Avelar
A noção de “comunicação”: perspetivas psicolinguística, sociocultural e de Linguística aplicada (multilinguismo individual e societal).
A noção de contexto na descrição das línguas.
A noção de contexto no ensino das línguas.
Que língua ensinar? – paradigmas dominantes no ensino de uma LE/L2.
26 Setembro 2018, 18:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Papel dos agentes de ensino – a escolha das perspetivasmais favoráveis ao ensino das línguas.
O desenvolvimento dos conceitos de “função” e de “noção” no ambiente de ensino de línguas.
Que língua ensinar? – paradigmas dominantes.
Que suporte científico?
Para discussão no próximo seminário:
Leech, G. & J. Svartvik (1995) A Communicative Grammar ofEnglish, 2ª Edição. Londres, Longman: 3-19.
Introdução aos conteúdos disciplinares, informações sobre o modus operandi e gestão dos tempos letivos.
19 Setembro 2018, 18:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Enquadramento do programa do seminário no contexto do curso de mestradoe dos estudos que para ele convergem.
Introdução aos conteúdos disciplinares, informações sobre o
modus operandi e gestão dos tempos letivos.
Informação sobre acesso à página web da disciplina e procedimentos avaliativos.
Tradições gramaticais dominantes.
Tradições gramaticais e pensamento filosófico sobre a língua.
Tradições gramaticais e ensino das línguas.