Gestão Cultural, 1.º Ciclo, 6 ECTS

Nelson Pinheiro Gomes

 

Programa

Viabilizar os conhecimentos e instrumentos metodológicos para os alunos analisarem e contextualizarem os elementos culturais e socioeconómicos relevantes, num plano nacional e internacional, necessários às práticas de gestão cultural. São abordadas as seguintes questões:

I) Tópicos de Gestão Cultural

» Gestão, programação e produção culturais: conceitos, agentes, espaços e desafios.

» A Gestão Cultural ao nível dos eventos, dos museus e galerias, do património, do turismo e dos espaços criativos urbanos.

II) Projeto em Gestão Cultural

» Desenho de Projeto: observação/estudo, realização e comunicação de programas e projetos.

» Identificação do problema, das necessidades e desenho do briefing.

» Análise Contextual externa e interna e métodos de análise cultural.

» Gestão de Tendências.

» Públicos, Conceptualização e Estratégias.

» Marketing e Branding no âmbito do sector cultural e das indústrias criativas.

» Financiamento, receitas, mecenato e modelos/programas de financiamento públicos e privados.

» Ativação do projeto e desenho da estrutura.

 

Avaliação

1. Criação de um projeto que terá a forma de um plano para a criação de uma entidade no sector cultural e/ou criativo ou de uma programação cultural (60%). Este projeto terá em consideração a análise contextual; os públicos; o conceito e a estrutura; as estratégias e indicadores de sucesso; o marketing e a comunicação; os produtos e serviços.
Ao nível dos exercícios e do projeto, os estudantes terão de trabalhar individualmente e em grupo, tal como na sua vida profissional futura. Têm sessões de tutoria e de trabalho com orientação docente, pelo que a presença é obrigatória e o trabalho desenvolvido nas mesmas é também alvo de avaliação. Os estudantes são avaliados pelos resultados dos seus projetos, pela sua divulgação (em vários suportes) e pelos modos de desenvolvimento.

2. Prova presencial individual respeitante a todos os pontos do programa (40%);

 

Bibliografia (máx. 5 referências)

Bladen, C. et al. (2012). Events Management : An Introduction. London: Routledge.

Byrnes, W. (2009). Management and the Arts. Oxford: Focal Press.

Chong, D. (2009). Arts Management. London: Routledge.

Colbert, François (2007). Marketing Culture and the Arts. HEC Montreal.

Lisboa Filho, F. et al. (2017). Gestão e Produção Cultural. Curitiba: Appris.