Gestão Cultural, 1.º Ciclo, 6 ECTS
Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Programa
Viabilizar os conhecimentos e instrumentos metodológicos para os alunos analisarem e contextualizarem os elementos culturais e socioeconómicos relevantes, num plano nacional e internacional, necessários às práticas de gestão cultural. São abordadas as seguintes questões:
I) Tópicos de Gestão Cultural
» Gestão, programação e produção culturais: conceitos, agentes, espaços e desafios.
» A Gestão Cultural ao nível dos eventos, dos museus e galerias, do património, do turismo e dos espaços criativos urbanos.
II) Projeto em Gestão Cultural
» Desenho de Projeto: observação/estudo, realização e comunicação de programas e projetos.
» Identificação do problema, das necessidades e desenho do briefing.
» Análise Contextual externa e interna e métodos de análise cultural.
» Gestão de Tendências.
» Públicos, Conceptualização e Estratégias.
» Marketing e Branding no âmbito do sector cultural e das indústrias criativas.
» Financiamento, receitas, mecenato e modelos/programas de financiamento públicos e privados.
» Ativação do projeto e desenho da estrutura.
Avaliação
1.
Criação de um projeto que terá a forma de um plano para a criação de uma
entidade no sector cultural e/ou criativo ou de uma programação cultural (60%).
Este projeto terá em consideração a análise contextual; os públicos; o conceito
e a estrutura; as estratégias e indicadores de sucesso; o marketing e a
comunicação; os produtos e serviços.
Ao
nível dos exercícios e do projeto, os estudantes terão de trabalhar individualmente
e em grupo, tal como na sua vida profissional futura. Têm sessões de tutoria e
de trabalho com orientação docente, pelo que a presença é obrigatória e o
trabalho desenvolvido nas mesmas é também alvo de avaliação. Os estudantes são
avaliados pelos resultados dos seus projetos, pela sua divulgação (em vários
suportes) e pelos modos de desenvolvimento.
2. Prova presencial individual respeitante a todos os pontos do programa (40%);
Bibliografia (máx. 5 referências)
Bladen, C. et al. (2012). Events Management : An Introduction. London: Routledge.
Byrnes, W. (2009). Management and the Arts. Oxford: Focal Press.
Chong, D. (2009). Arts Management. London: Routledge.
Colbert, François (2007). Marketing Culture and the Arts. HEC Montreal.
Lisboa Filho, F. et al. (2017). Gestão e Produção Cultural. Curitiba: Appris.