Sumários
Lançamento e realização do 3º exercício prático na sala de aula.
17 Novembro 2015, 08:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Sumário: Lançamento e realização do 3º exercício prático em sala de aula. O trabalho incidiu sobre a difusão do colonialismo, descolonização e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Bibliografia:
FLINT, C.; TAYLOR, P. (2007) – Political Geography. World-economy, Nation-state and Locality, 5ª ed. Harlow: Pearson, pp. 83-114.
Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034
Análise e exploração do texto de BLIJ, H.J.; MULLER, P. O. (2007) – Geography. Realms, Regions and Concepts
10 Novembro 2015, 08:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Leitura e análise do texto de BLIJ, H.J.; MULLER, P. O. (2007) – Geography. Realms, Regions and Concepts, 10ª ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons, pp. 4-37. Identificação de diversos conceitos: a perspectiva geográfica, a perspectiva regional, níveis de classificação regional, critérios de definição dos domínios geográficos (físicos e humanos, funcionais e históricos), os domínios geográficos quanto aos limites, temporalidade e tipos, elementos da paisagem natural (clima, riscos naturais), elementos da paisagem humana (grandes núcleos de concentração da população).
Bibliografia:
BLIJ, H.J.; MULLER, P. O. (2007) – Geography. Realms, Regions and Concepts, 10ª ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons, pp. 4-37.
Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034
Elaboração de uma recensão. Orientação dos trabalhos de grupo.
3 Novembro 2015, 08:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Elaboração de uma recensão: regras e métodos.
Orientação e esclarecimento de dúvidas sobre os trabalhos de grupo.
Bibliografia
http://essayinfo.com/essays/critical_essay.php
https://student.unsw.edu.au/writing-critical-review
https://apps.carleton.edu/curricular/history/resources/study/criticalbookreview/
Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034
Leitura e análise do texto de BLIJ, H.J. e MURPHY, A. B. (2003) sobre as diversas religiões no mundo.
27 Outubro 2015, 08:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Leitura e análise do texto de BLIJ, H.J.; MURPHY,
A. B. (2003) – Human Geography. Culture, Society, and Space, 7ª ed.. Nova
Iorque: John Wiley & Sons, pp. 155-179. Identificação de diversos conceitos
relacionado com as diversas religiões no mundo e discussão com os alunos das
questões relacionadas com o processo de difusão das religiões, sua relação com
as migrações, a formação de impérios, o colonialismo e a globalização. Debate
com os alunos das razões associadas à existência de religiões globais e
religiões regionais, relação com o proselitismo e os riscos geopolíticos. As
paisagens culturais da religião.
Bibliografia:
BLIJ, H.J.; MULLER, P. O. (2007) – Geography. Realms, Regions and Concepts, 10ª ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons.
BLIJ, H.J.; MURPHY, A. B. (2003) – Human Geography. Culture, Society, and Space, 7ª ed.. Nova Iorque: John Wiley & Sons, pp. 155-179.
Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034
Lançamento e realização do 2º exercício prático em sala de aula.
20 Outubro 2015, 08:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Lançamento e realização do 2º exercício prático de
grupo em sala de aula. O trabalho incidiu sobre os grandes contrastes de
desenvolvimento à escala planetária focando o IDH e a liberdade de imprensa.
Bibliografia:
BLIJ, H.J.; MULLER, P. O. (2007) – Geography. Realms, Regions and Concepts, 10ª ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons.
GENTELLE, P. (2008) – Géopolitique du Monde Contemporaine. Paris: Nathan.
Nações Unidas (2014) – Relatório do Desenvolvimento Humano 2014. Nova Iorque, Nações Unidas. (http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr14-report-en-1.pdf )
Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034