Sumários

Análise e exploração do texto Géohistoire de la Mondialisation. Le Temps Long du Monde.

13 Outubro 2015, 08:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Análise e exploração do texto de GRATALOUP, CH. (2010) – Géohistoire de la Mondialisation. Le Temps Long du Monde, 2ª ed. Paris: Armand Colin, pp. 21-44.


Bibliografia:

GRATALOUP, CH. (2010) – Géohistoire de la Mondialisation. Le Temps Long du Monde, 2ª ed. Paris: Armand Colin, pp. 21-44.

 

Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034


Lançamento e realização do 1º exercício prático.

6 Outubro 2015, 08:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Lançamento e realização do 1º exercício prático em sala de aula. O trabalho incidiu sobre os grandes contrastes demográficos à escala planetária, focando o ISF em 2014 e o crescimento da população até 2050. Os alunos devem terminar a redacção do relatório fora do ambiente da sala de aula.


Bibliografia:

BLIJ, H.J.; MURPHY, A. B. (2003) – Human Geography. Culture, Society, and Space, 7ª ed.. Nova Iorque: John Wiley & Sons, pp. 53-74.

Haub, C. (2011) - Birth Rate Trends in Low-Fertility Countries. Washington D.C., Population Reference Bureau. (disponível : http://www.prb.org/Publications/Articles/2011/low-fertility-countries-tfr.aspx)

Zuehlke, E. (2009) - Changes in Fertility Rates Among Muslims in India, Pakistan, and Bangladesh. . Washington D.C., Population Reference Bureau. (disponível : http://www.prb.org/Publications/Articles/2009/karimpolicyseminar.aspx)


Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034


Análise e exploração do texto “Geografia de los grandes espacios mundiales”

29 Setembro 2015, 08:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Análise e exploração do texto “Geografia de los grandes espacios mundiales” de Blanca Azcárate Luxán et al. (2007), pp. 37-52. Os alunos identificaram os principais conceitos apresentados no texto (Geografia Descritiva, Geografia Geral, Geografia Regional, Região, Geografia Regional Universal e Grandes Espaços Mundiais), desenvolveram e discutiram esses conceitos (o seu significado, como se relacionam entre si, como se relacionam com aprendizagens feitas em outras u.c.) e resumiram o que aprenderam com o texto.

Bibliografia:

Azcárate Luxán, B. et al. (2007) - Geografia de los grandes espacios mundiales”, 2ª ed., vol. 1, pp. 37-52. Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia.

 

Link Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034


Apresentação da docente aos alunos, apresentação do programa, bibliografia e avaliação da u.c. aos alunos.

22 Setembro 2015, 08:00 Alina Isabel Pereira Esteves

 Apresentação da docente aos alunos. Apresentação do programa da unidade curricular aos alunos em termos de objectivos, competências e conteúdos. Apresentação da bibliografia da unidade curricular. Apresentação da avaliação aos alunos. Forma de funcionamento das aulas práticas.

 Para os estudantes do regime de avaliação ordinário, os elementos de avaliação são:

 - 1 Teste de avaliação individual escrito (60%)

 - 1 portfólio com 3 exercícios práticos de grupo, a seleccionar pelos grupos entre um total de 4 realizados em sala de aula, com peso de 30% na avaliação final

 - Participação nas aulas (10%)

 - Uma recensão escrita individual do livro Distância e Conexão, de Eduardo Brito Henriques (este elemento de avaliação é facultativo e pode somar até 1 valor na média final)

Para os estudantes do regime de avaliação especial, os elementos de avaliação são:

 - 1 teste de avaliação individual escrito (80%)

 - 1 entrevista com incidência nos conteúdos das aulas teóricas (20%).

As aulas práticas serão usadas para análise de textos e realização dos 4 exercícios práticos de grupo que constituem o portfólio. Os alunos foram informados dos temas e datas de lançamento dos 4 exercícios práticos de grupo.

Página da uc na plataforma moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6034

Bibliografia

BLIJ, H.J.; MULLER, P.O (2007) – Geography. Realms, Regions and Concepts, 10ª ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons.

GENTELLE, P. (2008) – Géopolitique du Monde Contemporaine. Paris: Nathan.

GRATALOUP, C. (2010) – Géohistoire de la Mondialisation. Le Temps Long du Monde. Paris: Armand Colin, 2ª ed.

HUNTINGTON, S. (2006) – O Choque das Civilizações e a Mudança na Ordem Mundial, trad. Henrique Lajes Ribeiro, 3ª ed. Lisboa: Gradiva.

KLEIN, J.-L.; LASSERRE, F. (ed.) (2007) – Le Monde dans tous ses États. Une Approche Géographique. Québec: Presses de l’Université du Québec.

NOGUÉ, J.; RUFÍ, J.V. (2001) Geopolítica, identidad y globalización. Barcelona: Editorial Ariel.