Definição dos novos critérios de avaliação face à situação de suspensão de aulas presenciais

18 Março 2020, 12:00 Maria João Quintas Lopes Baptista Neto

 Foi enviado aos alunos o seguinte e-mail com a redefinição dos conteúdos programáticos, modos de leccionação e avaliação.Pelo que se transcreve neste sumário o teor do e-mail enviado:

Plano de ação programada para a disciplina de Gestão Integrada do Património Artístico:

Começamos, na primeira semana e meia de suspensão da atividade letiva, decretada a partir de dia 11 de março, por fazer uma coordenação específica dos trabalhos que irão desenvolver; primeiro com a apresentação do tema; seguindo-se a fase, ainda em curso, de elaboração do respetivo plano.

No início da próxima semana irão começar a receber os módulos da matéria teórica ainda em falta, através de apresentações em  powerpoint acompanhados de explicações em áudio.


Infelizmente não vamos poder cumprir um conjunto de aulas práticas que estavam pensadas com visitas de estudo a museus e monumentos geridos quer pelo Estado, Administração Central, através da Direção-Geral do Património Cultural, quer através de Fundações Privadas, ou de administração local/municipal, com os seus mecanismos próprios. Tinham estas visitas o objetivo dos alunos ouvirem de forma direta o testemunho de diretores que, enquanto gestores, estão no terreno e diariamente se deparam com as questões abordadas em termos teóricos em aula e ainda nos slides comentados que vos irei enviar. A forma que encontrei para contornar esta situação, foi compilar um conjunto de entrevistas dadas por alguns destes diretores a canais de televisão, de rádio e à imprensa escrita para que assim possam ter os seus testemunhos diretos, os quais muito irão contribuir para vos ajudar na realização dos vossos elementos de avaliação.


Apesar das aulas se encontrarem suspensas até 9 de abril, cumprindo agora a determinação governamental, é muito provável que o cenário não se altere até maio. Se assim for, vamos redefinir a avaliação da disciplina determinando que esta será composta pela entrega de um trabalho individual, ou em grupo, até ao dia 28 de abril, com o peso de 40%, conforme já estava combinado; e um comentário escrito individual a um texto/notícia. Este texto ou notícia será enviado a 29 de abril e terão até dia 6 de maio (00:00H) para o entregar por e-mail (para o meu endereço: mjneto@letras.ulisboa.pt). Este comentário deverá ter entre mil e mil e quinhentas palavras. O seu peso na avaliação é de 60%. Este comentário substitui o teste presencial marcado, com duas possíveis chamadas, para 29 de abril e 6 de maio. Também as apresentações orais dos trabalhos ficam sem efeito.