Sumários
Aula nº14
2 Abril 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
3. A questão da salvação da humanidade.
A questão: cur homo? (porquê o homem?). A obra de Santo Anselmo: Cur Deus Homo (porquê um Deus-homem?). Bondade e justiça. Um ponto de partida bíblico. A razão maior e final da salvação da humanidade.
Aula nº13
31 Março 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»
2.2. O argumento único: Proslogion. Um caminho espiritual: 1. Summum bonum — o conceito de bem supremo; 2. Aliquid quo nihil maius cogitari possit — o conceito de absoluto; 3. Semper et ubique totum est — o conceito de todo; 4. Quiddam maius quam cogitari possit — além do pensamento.
Aula nº12
26 Março 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»
2.2. O argumento único: Proslogion. A questão do argumento anselmiano: 1) se o argumento anselmiano é uma inferência directa da existência como perfeição da essência divina; 2) se o argumento anselmiano é a priori ou a posteriori; 3) se o argumento anselmiano impede a construção de outro argumento estruturalmente idêntico a favor da existência real e necessária de algum mal insuperavelmente pensável.
Aula nº11
24 Março 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»
2.2. O argumento único: Proslogion. Inquirição em torno do pensar e do pensável. Que é pensar (cogitare)? Posso pensar que não existo? Pode o insipiente pensar que Deus não existe? Podemos pensar para além do que podemos conhecer? Como é possível pensar «algo maior do que o qual nada possa ser pensado»?
Aula nº10
19 Março 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»
2.2. O argumento único: Proslogion. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»: uma dupla negação; vale mais do que supremo, como argumento; o todo totalmente omnipresente.