Sumários
Aula nº8
12 Março 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»
2.1. O conceito precedente de summum bonum: por si (per se) e supremo (summum). Uma imagem para o ser por si (per se) e para a distinção entre essência (essentia), ser (esse) e ente (ens): a luz, o luzir e o luzente, em Monologion 6. A crítica de supremo como atributo divino, em Monologion 15.
Aula nº7
10 Março 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2. «Algo maior do que o qual nada possa ser pensado»
2.1. Summum bonum: Monologion. A origem do nome divino de Proslogion 2-3.
Leitura partilhada e comentada do texto de Monologion 1-2.
Aula nº6
26 Fevereiro 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
1. Razão, linguagem e verdade.
Uma teoria transversal da verdade. Uma breve consideração da questão da paronímia, em De Grammatico: a dupla significação dos parónimos. A teoria da verdade: De Veritate. QA: Que é que pode ser verdadeiro? A proposição (enuntiatio), o pensamento (cogitatio), a vontade justa (voluntas), a acção (actio), os sentidos corpóreos, a essência e a existência das coisas. QB: É possível alguma definição de verdade? A definição anselmiana em De Veritate 11. QC: A verdade é uma ou é múltipla? A resposta anselmiana em De Veritate 13.
Aula nº5
24 Fevereiro 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
1. Razão, linguagem e verdade.
A razão que há nas coisas: a razão certíssima e evidente que opera em Monologion 1; proposições sobre a relação por algo (per aliquid) (Mon 3 e 8); os juízos de maior no argumento do Proslogion. A questão da origem de todas estas razões.
Aula nº4
19 Fevereiro 2025, 15:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
1. Razão, linguagem e verdade.
Uma razão cognitiva da mente: intellectus. Uma questão clássica de filosofia do conhecimento: os sentidos enganam? Sentidos de sentire: conhecer por experiência e conhecer de forma geral (De Veritate; Proslogion). Sentidos de intellectus: uso hermenêutico e sentido antropológico (Monologion). Competências do intelecto humano: o discernimento e certo entendimento do óptimo e do máximo de todas as coisas (Monologion). Descrição da experiência de pensamento conducente ao argumento único; questionamento do achado; limites do intelecto (Proslogion).