A preparação da tese (3ª parte)
10 Outubro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Continuação (e conclusão) do peer coaching relativamente ao corpus das teses.
Análise da introdução do livro/tese Battleground Bodies, de Eleanor Jones, e debate sobre as caraterísticas do estado da arte, a apresentação da metodologia e do enquadramento teórico.
Demonstração de algumas funcionalidades básicas do programa Mendeley (referenciação bibliográfica) e análise das diferenças de distintos estilos de referências e bibliografias.
Demonstração de algumas funcionalidades úteis do programa Word: uso de cabeçalhos, criação do índice, utilização de estilos.
Discussão sobre o texto que as doutorandas leram em casa, “Academic Writing” (University of Manchester):
- Dicas sobre a organização do processo de escrita: p. ex. criar documentos de Word para cada capítulo da teses, durante o processo de leitura extrair citações, parafrasear informação, anotar ideias próprias e preencher continuamente estes documentos.
- Troca de experiencias sobre a escrita numa língua estrangeira e partilha de estratégias.
Organização das próximas semanas:
- As alunas participarão na formação sobre o programa Mendeley na biblioteca da FLUL a 26 de outubro 2018
- No início da sessão do 31 de outubro estará presente a coordenadora do PHD-COMP, professora Ângela Fernandes, para responder questões sobre o programa
Tarefas:
- Enviar por mail à docente o título da exposição oral bem como do livro que escolheram para escrever a recensão. Prazo: 24 de outubro
- Próxima aula: levar o índice provisório da tese (em 6 fotocópias para o trabalho em grupo)
- Enviar por mail à docente dois dias antes da próxima aula (15 de outubro) um excerto breve de um artigo ou um abstract escritos pelas participantes para a continuação da formação em escrita académica.