A preparação da tese (3ª parte)

10 Outubro 2018, 15:00 Doris Wieser

Continuação (e conclusão) do peer coaching relativamente ao corpus das teses.

 

Análise da introdução do livro/tese Battleground Bodies, de Eleanor Jones, e debate sobre as caraterísticas do estado da arte, a apresentação da metodologia e do enquadramento teórico.

 

Demonstração de algumas funcionalidades básicas do programa Mendeley (referenciação bibliográfica) e análise das diferenças de distintos estilos de referências e bibliografias.

 

Demonstração de algumas funcionalidades úteis do programa Word: uso de cabeçalhos, criação do índice, utilização de estilos.

 

Discussão sobre o texto que as doutorandas leram em casa, “Academic Writing” (University of Manchester):

- Dicas sobre a organização do processo de escrita: p. ex. criar documentos de Word para cada capítulo da teses, durante o processo de leitura extrair citações, parafrasear informação, anotar ideias próprias e preencher continuamente estes documentos.

- Troca de experiencias sobre a escrita numa língua estrangeira e partilha de estratégias.

 

Organização das próximas semanas:

- As alunas participarão na formação sobre o programa Mendeley na biblioteca da FLUL a 26 de outubro 2018

- No início da sessão do 31 de outubro estará presente a coordenadora do PHD-COMP, professora Ângela Fernandes, para responder questões sobre o programa

 

Tarefas:

- Enviar por mail à docente o título da exposição oral bem como do livro que escolheram para escrever a recensão. Prazo: 24 de outubro

- Próxima aula: levar o índice provisório da tese (em 6 fotocópias para o trabalho em grupo)

- Enviar por mail à docente dois dias antes da próxima aula (15 de outubro) um excerto breve de um artigo ou um abstract escritos pelas participantes para a continuação da formação em escrita académica.