Sumários

Organização de tempo, conciliação da vida pessoal e laboral, conduta ética

19 Dezembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Gestão de tempo

Trabalho em grupo:

a) Quais são as principais dificuldades que vocês têm com a gestão do vosso tempo?

b) Quais são as soluções que já encontraram e praticam?

Debate e dicas, peer coaching

 

Conciliação da vida pessoal e laboral (input)

As 4 colunas do equilíbrio de vida (gráfico), de Nssrat Peseschkian

- trabalho e economia

- família e amigxs

- saúde e bem-estar

- lazer e cultura, reflexão (sentido de vida, objetivos)

Tipos de ritmo diurno-nocturno

- pessoas do tipo coruja

- pessoas do tipo cotovia

O triángulo mágico da gestão de projetos (gráfico)

- tempo, custos, qualidade

Debate, dicas, peer coaching

 

Conduta ética

- Código europeu de conduta para a integridade na investigação (tradução Portuguesa)

- Leitura de excertos e debate


Gestão de conflitos, organização de tempo

12 Dezembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Quinta e última exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação

- debate

- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)

 

Plataformas académicas de CV (2ª parte) (das 16 às 17 horas)

Plataformas com caráter de rede social:

- Academia.edu

- ResearchGate

- Mendeley

- Google Scholar

- LinkedIn

 

Gestão de conflitos na vida académica (das 17 às 18 horas)

Roleplay:

- Cada participante pensa num conflito que está a ter ou já teve e anota num papel

- O grupo escolhe um desses conflitos para fazer um roleplay.

- Análise: Como vocês se sentiram durante a conversa? Por que teve sucesso/por que fracassou?

- Debate e peer coaching

Foram realizados dois roleplays


Avaliação de CVs, estratégias de carreira, plataformas de CVs

5 Dezembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Quarta exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação

- debate

- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)

 

Análise dos CVs das participantes (das 16 às 17:30 horas)

Análise dos elementos contidos, das diferenças e reflexão sobre apresentação formal

Elementos recomendáveis/possíveis:

- Dados pessoais

- Posição atual

- Áreas de investigação

- Formação académica

- Experiência profissional

- Prémios e bolsas

- Atividades em associações / grémios académicos

- Organização de encontros científicos

- Colaboração em projetos (financiados)

- Angariação de fundos

- Aulas

- Estadias de pesquisa no exterior

- Domínio de línguas

- Comunicações

- Orientações de dissertações e teses

- Arguição em defesas

- Publicações: diferenciar entre livros de autor/a + recensões, livros organizados, dossiês, artigos em revistas indexadas/peer-review, capítulos em livros, artigos em revistas não indexadas, recensões científicas, artigos em revistas não-indexadas, atas de congresso, outras

 

Plataformas académicas de CV (das 17:30 às 18 horas)

Apresentação de diferentes plataformas, caraterísticas, vantagens e desvantagens

 

Plataformas com valor institucional:

- Ciencia Vitae

- Orcid

- DeGóis (antigo)


A recensão académica

28 Novembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Terceira exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação

- debate

- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)

 

A recensão académica (das 16 às 18 horas)

Análise das 5 recensões lidas em casa

Trabalho individual:

- Cada participante trabalha com uma recensão e analisa a estrutura, a avaliação do livro em questão (elogios e críticas), o uso de bibliografia e notas de rodapé, as partes descritivas, as reflexões etc.

Trabalho em grupo:

- Cada participante apresenta a recensão com que trabalhou

- Debate sobre caraterísticas das recensões (dos and donts)

 

Para a próxima aula: Trazer CV académico em papel (cópias para todos os participantes)


Conferência David Jackson / Organização de eventos

21 Novembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Conferência: K. David Jackson (Yale University): “Camões e os orientalistas”

Sala 5.2, no âmbito do PHD-Comp (das 15 às 17 horas)

 

Organização de eventos científicos (2ª parte) (das 17 às 18 horas)

Atividades entre duas pessoas:

- Elaborar o tema/ rascunho

- Fazer um primeiro orçamento provisório

- Procurar fontes de financiamento online: p.ex. Gulbenkian, Camões, Embaixadas, Fundações, FLAD

- Debate

 

Para a próxima aula: ler e analisar as 5 recensões acadêmicas disponibilizadas pela docente