Sumários
Organização de tempo, conciliação da vida pessoal e laboral, conduta ética
19 Dezembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Gestão de tempo
Trabalho em grupo:
a) Quais são as principais dificuldades que vocês têm com a gestão do vosso tempo?
b) Quais são as soluções que já encontraram e praticam?
Debate e dicas, peer coaching
Conciliação da vida pessoal e laboral (input)
As 4 colunas do equilíbrio de vida (gráfico), de Nssrat Peseschkian
- trabalho e economia
- família e amigxs
- saúde e bem-estar
- lazer e cultura, reflexão (sentido de vida, objetivos)
Tipos de ritmo diurno-nocturno
- pessoas do tipo coruja
- pessoas do tipo cotovia
O triángulo mágico da gestão de projetos (gráfico)
- tempo, custos, qualidade
Debate, dicas, peer coaching
Conduta ética
- Código europeu de conduta para a integridade na investigação (tradução Portuguesa)
- Leitura de excertos e debate
Gestão de conflitos, organização de tempo
12 Dezembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Quinta e última exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação
- debate
- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)
Plataformas académicas de CV (2ª parte) (das 16 às 17 horas)
Plataformas com caráter de rede social:
- Academia.edu
- ResearchGate
- Mendeley
- Google Scholar
Gestão de conflitos na vida académica (das 17 às 18 horas)
Roleplay:
- Cada participante pensa num conflito que está a ter ou já teve e anota num papel
- O grupo escolhe um desses conflitos para fazer um roleplay.
- Análise: Como vocês se sentiram durante a conversa? Por que teve sucesso/por que fracassou?
- Debate e peer coaching
Foram realizados dois roleplays
Avaliação de CVs, estratégias de carreira, plataformas de CVs
5 Dezembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Quarta exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação
- debate
- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)
Análise dos CVs das participantes (das 16 às 17:30 horas)
Análise dos elementos contidos, das diferenças e reflexão sobre apresentação formal
Elementos recomendáveis/possíveis:
- Dados pessoais
- Posição atual
- Áreas de investigação
- Formação académica
- Experiência profissional
- Prémios e bolsas
- Atividades em associações / grémios académicos
- Organização de encontros científicos
- Colaboração em projetos (financiados)
- Angariação de fundos
- Aulas
- Estadias de pesquisa no exterior
- Domínio de línguas
- Comunicações
- Orientações de dissertações e teses
- Arguição em defesas
- Publicações: diferenciar entre livros de autor/a + recensões, livros organizados, dossiês, artigos em revistas indexadas/peer-review, capítulos em livros, artigos em revistas não indexadas, recensões científicas, artigos em revistas não-indexadas, atas de congresso, outras
Plataformas académicas de CV (das 17:30 às 18 horas)
Apresentação de diferentes plataformas, caraterísticas, vantagens e desvantagens
Plataformas com valor institucional:
- Ciencia Vitae
- Orcid
- DeGóis (antigo)
A recensão académica
28 Novembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Terceira exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação
- debate
- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)
A recensão académica (das 16 às 18 horas)
Análise das 5 recensões lidas em casa
Trabalho individual:
- Cada participante trabalha com uma recensão e analisa a estrutura, a avaliação do livro em questão (elogios e críticas), o uso de bibliografia e notas de rodapé, as partes descritivas, as reflexões etc.
Trabalho em grupo:
- Cada participante apresenta a recensão com que trabalhou
- Debate sobre caraterísticas das recensões (dos and donts)
Para a próxima aula: Trazer CV académico em papel (cópias para todos os participantes)
Conferência David Jackson / Organização de eventos
21 Novembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Conferência: K. David Jackson (Yale University): “Camões e os orientalistas”
Sala 5.2, no âmbito do PHD-Comp (das 15 às 17 horas)
Organização de eventos científicos (2ª parte) (das 17 às 18 horas)
Atividades entre duas pessoas:
- Elaborar o tema/ rascunho
- Fazer um primeiro orçamento provisório
- Procurar fontes de financiamento online: p.ex. Gulbenkian, Camões, Embaixadas, Fundações, FLAD
- Debate
Para a próxima aula: ler e analisar as 5 recensões acadêmicas disponibilizadas pela docente