W. Tetsurô e Tadao Umesao

8 Maio 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 19

08-05-2018



Os textos, originalmente, de 1929, de Watsuji Tetsurô (1889-1960) acerca do “Caracter Tufónico” da condição japonesa e da Arte como expressão ambiental.

As teses fundamentais sobre a condição existencial humana como tipo ambiental. A condição de monção, partilhada por Índia, Ásia do Sueste, partes da China e do Japão, como “receptiva” e “dócil”. A diferença nipónica nesta regularidade como excesso repentino. A prática e sensibilidade nipónicas como ambivalência de dócil, resistente, combativo. Dualidades fundamentais de tropical e boreal, chuva de verão e neve, arroz e trigo, bambu e(m) neve. Casa e família na tipologia japonesa. A arte japonesa como expressão ambiental: composição e momento (em torno do jardim, pintura, música).

Tadao Umesao e o Diagrama Ecológico global das civilizações. Repensar Ocidentes-Orientes e fundamentar antropologicamente constantes, comuns, especificidades.

Nomear dalgumas figuras contemporâneas do pensamento social japonês: Kenichi Ohmae  e o local/global da economia política, Kojin Karatani e repetição e fases no capitalismo global.

 

Alguma bibliografia mencionada:

 

Song Kiho – The Clash of Histories in East Asia, Seoul, N. A. H. Foundation, 2010

 

Tsui – Jung Liu e James Beattie (ed.) – Environment, Modernization and East Asia: perspectives from environmental History, Londres, Palgrave, 2016