Sumários
Wang Hui e questões para o Exame e dos trabalhos
29 Maio 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 25
29-05-2018
A importância da obra de Wang Hui para o repensar da China Contemporânea e da China do Passado. Uma história antropológica que obriga a questionar muitas abordagens tidas por "verdades" e "evidências". Problematizar criticamente visões e contributos tradicionais do historiar e das ciências sociais (europeias, americanas, japonesas e chinesas) acerca de Império, Estado-Nação, Moderno, Grande Muralha, etc.
A China do século XXI como, antes de mais, Processo Próprio mas - Cruzado de muitos outros Processos Relacionais com (Japão, Coreia, Vietname, Ásia do Sueste Índia, Ásia Central, Rússia, Europas, Américas). As realidades Cultural-Social-Humana como Transformação em Aberto que alberga Passados e(m) Metamorfose.
Em torno das lógicas e dos fundamentos de Interpretação e de Leitura de Palavras e Coisas. Elucidação de temas e de problemas para o Exame e em torno do modelo global Civilizacional Ecológico de Umesao Tadao.
Conferência pela Prof. Doutora Mioko Oka, Professora Associada do Instituto Historiográfico da Universidade de Tóquio
24 Maio 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 24
24-05-2018
Aula-Conferência acerca dos Mercadores Cristãos Japoneses da Nagasaki Portuguesa. Um quadro global do comércio internacional marítimo da Ásia Oriental -Ásia do Sueste e das lógicas de acolhimento dos recém chegados dos Mares Ocidentais do Indico, Atlântico, Pacifico Americano. Os capitais, produtos, equipamentos de Chineses e Japoneses num comércio de longa distância e de produtos diversificados. Ao mesmo tempo, também, vários casos com base em fontes japonesas que elucidam mais e melhor as funções e as acções de Macau, Manila, Jesuitas, grupos e interesses cruzados.
A China de Império a Estado-Nação
22 Maio 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 23
22-05-2018
As reflexões de Wang Hui acerca da China como Império/Estado-Nação (edi. chinesa, 2004/edi. Harvard, 2014). Os conceitos e as lógicas de explicação de China (Zhongguo) e de China Moderna (Zhongguo Xiandai) nas Humanidades e Ciências Sociais: as duas grandes tradições interpretativas. A tradição da modernização vinda do exterior (Guerras do Ópio-século XIX e a teoria do Estimulo - Resposta). A tradição da Escola de Kyoto e as obras de Naito Konan (1866-1934) e de Miyazaki Ichisada (1901-1995): uma nova compreensão da história mundial. A modernização vinda também do interior da própria Ásia.
A teoria de uma Sinocêntrica Ásia Oriental com a "Tang-Song Transformação". A afirmação de uma Administração Centralizada (Junxian Zhidu ) e nova hierarquia social na China, séc. X; Coreia, séc. XIV; Japão, séc. XVII. Conceitos de Ásia Oriental e de Modernidade :como implicar? A Escola de Kyoto e a elaboração de uma modernidade própria á Ásia Oriental.
O problema do conceito de Império e a "Modernidade da Ásia Oriental". Modernidade, Modernização, Império e as categorias de: Multipolaridade, Descentralização, Auto governação local, Elementos em torno de uma visão de Império como também uma força global multipolar, multiétnica, multinacional. A identidade chinesa e o pluralismo cultural. Repensar o "Império Chinês/Zhonghua diguo" e as interacções entre o Mandato do Céu/Tianli e o Principio Universal / Gongli.
Wang Hui: desafios do pensamento chinês contemporâneo e da modernidade chinesa
17 Maio 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 22
17-05-2018
O episódio de Tiananmen/1989 como marco do triunfo do "Mundo Neoliberal"/"Globalização " na China. O peso determinante do "Capital" e do "Mercado" em todos os domínios (económico, político, cultural, académico, governamental, etc.).
A "Cultura Consumista" como processo social de regular o todo da vida pelas regras do "Mercado/Capital”. As implicações na investigação, conhecimento, ensino superior, deste ambiente neoliberal de globalização: (I) "Estruturalmente Transnacional"; (II) de rápido crescimento da investigação especializada; (III) de profissionalização em padrão internacional do trabalho intelectual-académico.
As contradições do pensamento académico chinês do século XXI, segundo Wang Hui: caminhos dos estudos chineses (guoxue). A centração em dualidades não operativas e a análise critica também do exterior. Problemas contemporâneos da China ligados á Crise-Risco da "Modernidade" e a diferença na ideologia do “Capitalismo Confuciano”.
Wang Hui e a China do Neoliberalismo Global do século XXI
15 Maio 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 21
15-05-2018
A China como dinamismo chave da vitória global do neoliberalismo a partir de 1989-1990.A criação no século XXI da neoliberal " sociedade de mercado " como resultante da intervenção-escolha estatal. A Reforma-Grande Transformação da China a partir dos anos de 1984-1992. O processo político de afirmação de Deng Xiaoping como renovação-ampliação da neoliberal " revolução " em Reforma. Politica, economia política e movimentos sociais: as reformas urbanas e rural e a crescente autonomização do sector empresarial do estado. Da concorrência interna á internacionalização da economia e da sociedade.
Contradições, que se resolvem em crescimento e desenvolvimento, entre ideologia política oficial e promoção do mercado neoliberal global. As Reformas e a Abertura Internacional como "as duas faces da mesma moeda". Desafios chave da China do século XXI: relações campo-cidade, a polaridade das mega - cidades, urbanismo e cosmopolitismo crescentes. A prática da aliança sino-americana de 1978 aos nossos dias e a China como Reforma em revolução e continuidade. Os paradoxos da gradação e do equilíbrio apesar da grande transformação neoliberal.
Bibliografia mencionada:
Wang Hui-"China´s New Order",Cambridge,Massa.,Harvard U. Press,2003.