Sumários

Wang Hui  e questões para o Exame e dos trabalhos

29 Maio 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 25

29-05-2018

                    


 

A importância da obra de Wang Hui para o repensar da China Contemporânea e da China  do Passado. Uma história antropológica que obriga a questionar muitas  abordagens tidas por     "verdades" e "evidências". Problematizar     criticamente  visões e contributos  tradicionais  do historiar e das  ciências sociais (europeias, americanas, japonesas e chinesas) acerca de Império, Estado-Nação, Moderno, Grande Muralha, etc.

A China do século XXI  como, antes de mais, Processo Próprio mas -  Cruzado de muitos outros Processos Relacionais com (Japão, Coreia, Vietname, Ásia do Sueste Índia, Ásia Central, Rússia, Europas, Américas). As  realidades Cultural-Social-Humana como Transformação em Aberto que alberga Passados e(m) Metamorfose.
Em torno das lógicas e dos  fundamentos de   Interpretação e de  Leitura de Palavras e Coisas. Elucidação de temas e de problemas para o Exame e em torno do modelo global Civilizacional Ecológico de Umesao Tadao. 


 


Conferência pela Prof. Doutora Mioko Oka, Professora Associada do Instituto Historiográfico da Universidade de Tóquio

24 Maio 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 24

24-05-2018

                                                                                                   

 

 


Aula-Conferência acerca dos Mercadores Cristãos Japoneses   da  Nagasaki  Portuguesa. Um quadro global do comércio internacional marítimo da  Ásia Oriental  -Ásia do Sueste e das lógicas de acolhimento dos recém chegados  dos Mares Ocidentais do Indico, Atlântico, Pacifico  Americano. Os capitais, produtos, equipamentos   de Chineses e  Japoneses   num comércio de longa distância e de  produtos  diversificados. Ao mesmo tempo, também, vários casos com base em fontes japonesas que elucidam mais e melhor as funções e as acções de Macau, Manila, Jesuitas, grupos e interesses cruzados.


A China  de Império a Estado-Nação

22 Maio 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 23

22-05-2018

                                                                                             



As reflexões de Wang Hui acerca da China como Império/Estado-Nação (edi. chinesa, 2004/edi. Harvard, 2014). Os conceitos e as lógicas de explicação de China (Zhongguo) e de  China Moderna (Zhongguo Xiandai) nas Humanidades e Ciências Sociais: as duas grandes tradições interpretativas. A tradição da modernização vinda do exterior (Guerras do Ópio-século XIX e a  teoria do  Estimulo - Resposta). A tradição da Escola   de Kyoto  e as obras de Naito Konan (1866-1934) e de Miyazaki Ichisada (1901-1995): uma nova compreensão da história    mundial. A modernização vinda também do interior da própria Ásia.

 A teoria de uma Sinocêntrica Ásia Oriental com a "Tang-Song Transformação". A afirmação de uma Administração  Centralizada (Junxian Zhidu ) e nova hierarquia social na China, séc. X; Coreia, séc. XIV; Japão, séc. XVII. Conceitos de Ásia Oriental e de Modernidade :como implicar? A Escola de Kyoto e a elaboração de uma modernidade própria á Ásia Oriental.

O problema do conceito de Império  e a "Modernidade da Ásia Oriental". Modernidade, Modernização, Império e as categorias de: Multipolaridade, Descentralização, Auto governação local, Elementos em torno de uma visão de Império como também uma força global multipolar, multiétnica, multinacional. A identidade chinesa e o pluralismo cultural. Repensar o "Império Chinês/Zhonghua diguo" e as interacções entre o Mandato do Céu/Tianli  e  o Principio Universal / Gongli.

 


Wang Hui: desafios do pensamento chinês contemporâneo e da modernidade chinesa

17 Maio 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 22

17-05-2018


O episódio de Tiananmen/1989 como marco do triunfo do "Mundo Neoliberal"/"Globalização " na China. O peso determinante do "Capital" e do "Mercado" em todos os domínios (económico, político, cultural, académico, governamental, etc.).

A "Cultura Consumista" como processo social de regular o todo da vida pelas regras do "Mercado/Capital”. As implicações na investigação, conhecimento, ensino superior, deste ambiente neoliberal de globalização: (I) "Estruturalmente Transnacional"; (II)   de rápido   crescimento  da investigação especializada; (III) de profissionalização em padrão internacional do trabalho intelectual-académico.
As contradições do pensamento académico chinês do século XXI, segundo Wang Hui: caminhos dos estudos chineses (guoxue). A centração em dualidades não operativas e a análise critica também do exterior. Problemas contemporâneos da China ligados á Crise-Risco da "Modernidade" e a diferença na ideologia do “Capitalismo Confuciano”.


Wang Hui e a China do  Neoliberalismo Global do século XXI

15 Maio 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 21

15-05-2018


A China como dinamismo chave da vitória global  do neoliberalismo a partir de 1989-1990.A criação no século XXI da neoliberal " sociedade de mercado " como resultante da intervenção-escolha estatal. A Reforma-Grande Transformação da China a partir dos anos de 1984-1992. O  processo político de afirmação de Deng Xiaoping como renovação-ampliação da neoliberal  " revolução " em Reforma. Politica, economia política e movimentos sociais: as reformas urbanas e rural e a crescente autonomização do sector empresarial do estado. Da concorrência interna á internacionalização da economia e da sociedade.

 Contradições, que se resolvem em crescimento e desenvolvimento, entre ideologia política oficial e promoção do mercado neoliberal global. As Reformas e a  Abertura Internacional como "as duas faces da mesma moeda". Desafios chave da China do século XXI: relações campo-cidade, a polaridade das mega - cidades, urbanismo e cosmopolitismo crescentes. A prática da aliança sino-americana de 1978 aos nossos dias e a China como Reforma em revolução e continuidade. Os paradoxos da gradação e do equilíbrio apesar da grande transformação neoliberal.


Bibliografia mencionada:

 

Wang Hui-"China´s New Order",Cambridge,Massa.,Harvard U. Press,2003.