A China de Império a Estado-Nação
22 Maio 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 23
22-05-2018
As reflexões de Wang Hui acerca da China como Império/Estado-Nação (edi. chinesa, 2004/edi. Harvard, 2014). Os conceitos e as lógicas de explicação de China (Zhongguo) e de China Moderna (Zhongguo Xiandai) nas Humanidades e Ciências Sociais: as duas grandes tradições interpretativas. A tradição da modernização vinda do exterior (Guerras do Ópio-século XIX e a teoria do Estimulo - Resposta). A tradição da Escola de Kyoto e as obras de Naito Konan (1866-1934) e de Miyazaki Ichisada (1901-1995): uma nova compreensão da história mundial. A modernização vinda também do interior da própria Ásia.
A teoria de uma Sinocêntrica Ásia Oriental com a "Tang-Song Transformação". A afirmação de uma Administração Centralizada (Junxian Zhidu ) e nova hierarquia social na China, séc. X; Coreia, séc. XIV; Japão, séc. XVII. Conceitos de Ásia Oriental e de Modernidade :como implicar? A Escola de Kyoto e a elaboração de uma modernidade própria á Ásia Oriental.
O problema do conceito de Império e a "Modernidade da Ásia Oriental". Modernidade, Modernização, Império e as categorias de: Multipolaridade, Descentralização, Auto governação local, Elementos em torno de uma visão de Império como também uma força global multipolar, multiétnica, multinacional. A identidade chinesa e o pluralismo cultural. Repensar o "Império Chinês/Zhonghua diguo" e as interacções entre o Mandato do Céu/Tianli e o Principio Universal / Gongli.