Trabalhos de grupo e constituição da ideia Europeia de Ásia

1 Março 2018, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 4


Trabalhos de grupo e constituição da ideia Europeia de Ásia

 

Alguns problemas práticos em torno de possíveis trabalhos. Europeus apre(e)ndendo Ásias da Ásia: A Suma Oriental de Tomé Pires (a edição de Rui M. Loureiro, Lisboa, CCCM, 2017) e o conhecimento em português, 1512-1515, Malaca-Cochim, da Ásia marítima e Litoral do Indico aos Mares do Sul da China. A entrada de interesses e poderes atlânticos em sistemas e conhecimentos – informações árabes, persas, indianos, malaios, chineses.

As relações China-Japão como tensão e afinidade. As poucas guerras em quase dois mil anos de relações estruturalmente pacíficas. A fonte em inglês (Juckichi Inouye, Tóquio, 1895) e a guerra Sino-Japonesa de 1894-1895. O Tratado de Shimoneseki de 18 de Abril de 1895 e a cedência da Formosa/Taiwan e do grupo dos Pescadores ao Japão.

Tópicos chave na ideia de Ásia constituída pelas línguas europeias: Políbio e a “História” (c. 150 a.C. – c. 130 a.C.) Edições de Heródoto e enunciados de Maquiavel e J. Bodin no s. XVI a propósito do Império Otomano. Europa-Ásia e o Espelho da oposição e concorrência. A questão dos poderes Imperiais e a proclamação da “Natural” superioridade Europeia-Ocidental. Indicações bibliográficas sobre possíveis trabalhos (natureza na cultura japonesa, mitologias asiáticas comparadas, simbólica animal chinesa).