Alimentação e publicidade

30 Abril 2020, 16:00 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

Aula não presencial, substituída pelo envio das informações seguintes:

Tema:

1.     Alimentação e publicidade

Tópicos:

1.1.Dimensões da publicidade

1.2.Publicidade e propaganda

1.3.Anunciar bens e serviços alimentares: o texto e a imagem

1.4.Estudos de caso

Objetivos:

a) dominar o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas relativas ao estudo do tema.

b) tomar conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade.

Bibliografia:

BRAGA, Isabel Drumond, “Anunciar alimentos e seduzir consumidores: a publicidade na revista Ilustração (1926-1939)”, Mesas Luso-Brasileiras: alimentação, saúde e cultura, coordenação de Carmen Soares e Cilene Gomes Ribeiro, vol. 1, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, pp. 163-191. Cf. https://www.academia.edu/38304633/

BRAGA, Isabel Drumond, “Alimentação e Publicidade Alimentar na Revista ABC (1920-1926)”, Turres Veteres IX – História da Alimentação, coordenação de Carlos Guardado da Silva, Lisboa, Colibri, Torres Vedras, Câmara Municipal, 2006, pp. 215-225. Cf. https://www.academia.edu/6581142/