Alimentação e publicidade
4 Maio 2020, 16:00 • Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
Aula não presencial, substituída por envio de materiais para serem estudados tendo em conta, o tema:
1. Alimentação e publicidade
1.1.Dimensões da publicidade
1.2.Publicidade e propaganda
1.3.Anunciar bens e serviços alimentares: o texto e a imagem
1.4.Estudos de caso
Objetivos:
a) dominar o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas relativas ao estudo das Misericórdias e da confessionalização e disciplinamento social durante a Época Moderna, de acordo com os subtemas indicadas.
b) tomar conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade, para os temas referidos.
Leituras:
BRAGA, Isabel Drumond, “Anunciar alimentos e seduzir consumidores: a publicidade na revista ILUSTRAÇÃO (1926-1939)”, Mesas Luso-Brasileiras: alimentação, saúde e cultura, coordenação de Carmen Soares e Cilene Gomes Ribeiro, vol. 1, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, pp. 163-191.
Disponível em:<https://www.academia.edu/38304633/>.
GOMES, João Pedro, “ ‘jantares por preços certos’: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899)”, Revista Trilhas da História, vol. 8, n.º 15, Londrina, 2018, pp. 180-203. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/5615>.