Sumários
As artes plásticas e a arquitetura em dois grandes impérios: Roma Imperial e China Qin/Han
24 Abril 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
As artes plásticas e a arquitetura em dois grandes
impérios: Roma Imperial e China Qin/Han.
A
expansão do império romano: de Augusto a Teodósio I
Urbanismo:
o modelo urbano do Império Romano
Arquitetura:
a renovação da herança grega (ordens arquitetónicas) e as inovações romanas
(betão, arco, abóbada, cúpula)
Escultura:
a relevância do retrato (do retrato funerário dos antepassados à
individualização da escultura pública)
Pintura:
a pintura mural e os “Estilos Pompeianos”
As artes plásticas e a arquitetura nas primeiras civilizações: Zhou, Olmecas, Nok
20 Abril 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
A relevância dos objetos em bronze
durante a dinastia Zhou: culto dos antepassados; símbolos
de classe e poder; diferenças face à produção da dinastia Shang.
O papel fundacional dos Olmecas na
América Central. Caraterísticas formais da arte olmeca. Pirâmides de terra. A
cerâmica olmeca. Os objetos em jade.
As caraterísticas da produção
artística da cultura de “Chavín de Huántar”. Arquitetura religiosa e cívica.
As metamorfoses xamânicas nas artes visuais. A tecelagem andina.
O papel da cultura Nok
(cerâmicas) no desenvolvimento das artes escultóricas na África Central e
Ocidental.
As artes plásticas e a arquitetura nas primeiras civilizações: Egipto
17 Abril 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
O Egipto e o Nilo: irrigação, via de transporte, polo de aglutinação. A desertificação e a concentração das populações no Vale do Nilo. Centralização política, divinização dos faraós e culto do líder. Sociedade esclavagista e fortemente hierarquizada.
As artes visuais no período calcolítico pré-dinástico: silhuetas, estilização, monocromia, espaço suspenso, narratividade.
Narmer e a unificação do Alto com o Baixo Egipto. A linguagem das estelas em baixo relevo e as suas semelhanças com o mundo mesopotâmico.
Caraterísticas gerais da arte egípcia: permanência e continuidade; conservadorismo; cânones rigorosos nas anatomias, poses (hieratismo, perfil e ¾) e gestos; relação entre imutabilidade e eternidade.
Função dos cânones: garantia do poder e da eficácia semi-mágica das representações na arte funerária e perenidade na arte pública.
A importância do culto dos mortos e as grandes construções funerárias no Império Antigo (2691-2181 a.C.). A “democratização” do Além a partir do Império Médio (2134-1690 a.C.). O regresso à monumentalização no Império Novo e o naturalismo na arte “não-regulada” (1570-1085 a.C.).
Teste presencial.
13 Abril 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Realização do primeiro teste escrito desta UC.
Visita de estudo - "Apontamentos sobre a consicência de Zeno"
10 Abril 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Aula substituída pela visita de estudo realizada no dia 9 de Março à exposição patente na Galeria 111, intitulada "Apontamentos sobre a consciência de Zeno", do artista João Leonardo (n.1974-). A visita foi guiada pelo próprio artista e pelo docente. Foi explorada a ideia de mapeamento de imagens/ideias patente nesta exposição, estruturada em painéis onde são apresentadas associações e justaposições entre imagens e textos, e o projecto "Mnemosyne" de Aby Warburg, estando ambos estruturados segundo alguns princípios comuns. Em particular, foram tratados os seguintes temas: a ideia de sistema integrado, ou mapa, de imagens de diferentes tipologias, períodos e contextos; a articulação entre imagem e texto; a relevância da gestualidade e manualidade (desenho, colagens, cópia de texto, plástica abstracta, etc); o discurso (pseudo)auto-biográfico e psicanalítico do livro de Svevo, guiado por um objectivo terapêutico, e a sua articulação com a biografia do artista português e a eventualidade de este projecto também poder ser lido como uma prática terapêutica para o próprio artista; as ideias de vício e de prazer, de compulsão e de irresolução associadas ao consumo de tabaco e ao fumo; a publicidade e a construção de uma imagem de masculinidade, virilidade e sedução associada ao tabaco.