Sumários
As artes visuais e a arquitetura nas primeiras civilizações
6 Abril 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
As artes visuais e a arquitetura nas primeiras civilizações.
A transição do Neolítico para o
Calcolítico (Idade do Cobre) e para a
Idade do Bronze. O aparecimento das primeiras civilizações nos vales dos
rios Tigre e Eufrates (4.000 a.C.), Nilo (3.200 a.C.), Indo (2.300 a.C.) e
Amarelo (Huang Ho) (1.600 a.C.).
A Mesopotâmia. Desenvolvimento dos
estados, aparecimento da escrita e estratificação social. Artes visuais e
arquitetura ao serviço do estado e da religião. Sumérios e acádios. Os
zigurates. Inovações nas técnicas artísticas.
A
civilização do Vale do rio Indo ou civilização Harapeana.
Os desenvolvimentos na
área do urbanismo.
A Idade do Bronze no Vale do rio
Amarelo. A dinastia Shang, os rituais funerários e os desenvolvimentos na
fundição de bronze. Os jades.
Civilizações urbanas: irradiação a
partir da Mesopotâmia ou desenvolvimento independente? Isolamento ou
interdependência das regiões mais desenvolvidas?
Os usos mais antigos da escrita:
registos administrativos/contabilísticos (Mesopotâmia); inscrições monumentais
(Egipto); artes divinatórias (China).
Interseções, conexões e globalização I
23 Março 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Interseções, conexões e globalização. O impacto da arte chinesa na Europa durante a Idade Média.
Difusionismo e evolucionismo cultural. Jurgis Baltrušaitis e o impacto da arte asiática na arte gótica europeia. Comércio intercontinental no período Mongol.
As artes visuais e a arquitetura nas sociedades agro-pastoris do Neolítico
20 Março 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Cosmologia
e fertilidade. Culto dos mortos e hierarquização social.
O
Holoceno
e o Neolítico: o fim da Idade do Gelo e o lento despontar da revolução
neolítica. Maiores consequências: sedentarização e pastorícia; posse de terra;
primeiras comunidades urbanas (e proto-estados);
novas tecnologias - olaria, metalurgia, cestaria, tecelagem, pedraria,
cosmética, etc. A difusão gradual da agricultura e pastorícia pelo planeta. Arquitetura,
urbanismo e artes visuais nos primeiros aglomerados urbanos conhecidos: Jericó
e Çatal
Huyuk.
A importância do culto dos mortos e a sua presença no quotidiano.
A arte megalítica na Europa e o
problema da passagem de um modelo de organização
social nómada, de bandos, para um modelo (semi-)sedentário,
agro-pastoril, de sociedades cada vez mais estratificadas e progressivamente
assentes em unidades de produção doméstica. As
diferentes dimensões do megalitismo:
espaços funerários restritos e santuários cosmológicos. Antas/dólmens,
menires e cromeleques. O
caso de Stonehenge:
o maior santuário megalítico conhecido.
As artes visuais nas sociedades de caçadores-recolectores do Paleolítico
16 Março 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Os principais temas da arte paleolítica: alimentação e fertilidade.
Evidências da arte paleolítica em Portugal (gravuras ao ar livre e pinturas rupestres).
As teorias sobre a arte do Paleolítico Superior.
O processo de hominização: do homo habilis ao homo sapiens sapiens.
Processos de datação aplicados à pré-história.
Principais culturas líticas do Paleolítico Superior: Aurinhacense, Chatelperronense (H. Neand.), Gravetense (H. Sapiens), Solutrense, Magdalenense
Arte portátil do paleolítico.
Distribuição da arte rupestre. A relevância do triângulo franco-cantábrico: Cosquer, Chauvet, Altamira, Lascaux.
O método comparativo na prática. Análise micro.
13 Março 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
O método comparativo na prática. Exemplo de uma abordagem micro. A iluminura judaica durante o último terço do século XV em três pequenas unidades geoculturais: Sevilha/Córdova, Lisboa, Sana’a.