Sumários

A Holanda seiscentista: uma presença no Índico, em África e na América.

7 Novembro 2017, 12:00 Ângela Vieira Domingues

Uma presença a escala global: Batávia, Cabo, Nova Amesterdão, Recife, O controlo das rotas de comércio e distribuição dos produtos coloniais. O açúcar e a comunidade judaica do Norte da Europa. A presença dos holandeses no Brasil: a tomada da Bahia e a Jornada dos Vassalos. A conquista de Olinda. A guerra "europeia" confrontada com a "guerra brasílica". 


Teste de avaliação

3 Novembro 2017, 12:00 Ângela Vieira Domingues

Teste de avaliação


Preparação para o teste. Esclarecimento de dúvidas em relação à matéria dada

31 Outubro 2017, 12:00 Ângela Vieira Domingues

Preparação para o teste. Esclarecimento de dúvidas em relação à matéria dada


O Brasil durante o período da União Ibérica. A presença holandesa a nível global: um interesse comercial

27 Outubro 2017, 12:00 Ângela Vieira Domingues

A União Ibérica: Portugal como reino de uma monarquia pluricontinental, compósita e polissinodal. Alterações demográficas e urbanas. políticas e militares. O Estado do Maranhão e o Estado do Brasil: as repartições do norte e do sul em território brasileiro colonial.

A fundação da WOC e da WIC. As suas áreas de actuação.


A substituição dos "negros da terra" pelos "negros da Guiné". A França Antárctica: um projecto de colonização francês para a baía da Gunabara

24 Outubro 2017, 12:00 Ângela Vieira Domingues

A protecção dada aos indígenas: Jesuítas, Junta das Missões e Leis da Liberdade. A complementaridade económica estabelecida entre o Brasil produtor de açúcar e a costa ocidental e centro-oeste africana.

A presença de Nicolas Durand de Villegagnon e a fundação de um núcleo de colonização na baía da Guanabara. A confederação dos Tamoio. A fundação da cidade do Rio de Janeiro.