Sumários

Esta aula não foi dada porque a docente se encontravam em deslocação com a devida autorização superior (Diretor da FLUL)

28 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Esta aula não foi dada porque a docente se encontravam em deslocação, com a devida autorização superior (Diretor da FLUL). Participação em congresso internacional.

A substituição dos "negros da terra" pelos "negros da Guiné". A França Antárctica: um projeto de colonização francês para a baía da Guanabara.

23 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Escravos africanos no Brasil e a complementaridade económica que se estabelece entre o Brasil produtor de açúcar e a costa ocidental e centro-oeste africana e os locais de embarque da mão de-obra escrava africana. O projeto da França Antárctica e Nicolas Durand de Villegagnon. A fundação da cidade do Rio de Janeiro por Mem de Sá. A confederação dos Tamoio.

Os indígenas brasileiros: dos contactos iniciais à utilização de mão-de-obra indígena

21 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


A noção da diversidade dos grupos étnicos no litoral brasileiro. A transformação das relações de poder entre índios e luso-brasileiros com a implantação das capitanias e com a introdução da cana-de-açúcar. Os índios como mão-de-obra escrava e escravizada. A organização dos aldeamentos, divisão social e sexual do trabalho. Principais ou lideranças e pajés ou shamans: as suas funções nestas sociedades. As aldeias e as lideranças indígenas. A importância da guerra e os seus motivos: rivalidades entre aldeias, a vingança; os antepassados e o seu culto nos rituais antropofágicos. Antropofagia, guerra de extermínio e resgates. Os interesses dos vários grupos expressam-se nas alianças e nas negociações que fazem. 

A Junta das Missões e os debates criados em torno dos indígenas

16 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


A desestruturação das comunidades indígenas nos aldeamentos: aculturação, conversão, guerras, fomes e doenças. A Junta das Missões (1566) e os debates criados em torno dos indígenas na América portuguesa. Um paralelismo com o caso espanhol: a Junta de Burgos (1512) e a Junta de Valladolid (1550). A lei da liberdade dos gentios de D. Sebastião (1570)

A rápida expansão da Companhia na América portuguesa e o seu desaparecimento do território brasileiro

14 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Comunicação da avaliação e correção do primeiro teste. 

A organização institucional da Companhia de Jesus no Brasil: colégios, casas e residências, aldeamentos, fazendas e engenhos, currais de gado. Os aldeamentos jesuíticos como locais de consciencialização política dos índios. O crescimento da Companhia no Brasil: uma presença no litoral, de Pernambuco a São Vicente; o caso de São Paulo de Piratininga. Os engenhos e as fazendas jesuítas como grandes propriedades e unidades agrárias lucrativas. Da fixação e crescimento da Companhia até à sua extinção. A desestruturação das comunidades indígenas nos aldeamentos: aculturação, conversão, guerras, fomes e doenças.