Sumários

Os sentimentos e as emoções nos espaços imperiais ibéricos do Atlântico Sul. Um estudo de caso: as Canárias e as ilhas da Macaronésia (Açores, Madeiras, Canárias e Cabo Verde)

9 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Uma lacuna historiográfica: a história das emoções nas Canárias. A importância da inter e trans disciplinaridade no estudo destes novos temas; as comparações com outros espaços geográficos e outras sociedades coloniais e portuárias; o estudo de um tema fluido e subjetivo; a importância das fontes de várias proveniências e tipos e do seu intercruzamento. O medo coletivo sentido pelas sociedades coloniais: os ataques de corsários e piratas; as epidemias que vêm do mar; a defesa do território e das populações; a escassez alimentar e as fomes; os fenómenos climatéricos. A cultura do medo como conceito (aula ministrada por Nira Santana Montañez)

Teste de avaliação

7 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Teste de avaliação

Preparação para o teste de avaliação. Esclarecimentos relacionados com a matéria dada

2 Novembro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Preparação para o teste de avaliação. Esclarecimentos relacionados com a matéria dada

Aula reposta: A história da Amazónia brasileira no entrecruzar do ambiente, das grandes viagens de exploração geográfica e da histórica indígena

31 Outubro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


A história da Amazónia brasileira no entrecruzar do ambiente, das grandes viagens de exploração geográfica e da histórica indígena. O Estado do Norte do Brasil e s suas especificidades . As grandes viagens de exploração. A história indígena e a sua renovação. A participação dos índios na viagem científica de Alexandre Rodrigues Ferreira. 

Esta aula reposta no dia 19 de Dezembro.

A Companhia de Jesus e a sua atuação no Brasil: mudar as sociedades indígenas pelo exemplo e persuasão e salvar as almas dos colonos

26 Outubro 2022, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Tomé de Sousa e a chegada dos Jesuítas ao território. A Companhia de Jesus: uma presença à escala global. Os Jesuítas e a sua organização no território: a Província do Brasil e a atividade missionária e evangélica da Ordem. A aliança entre a Companhia e o governador-geral: um trajeto que vai da aliança e colaboração até à extinção na segunda metade do século XVIII. Os Jesuítas como introdutores de modificações na forma como a sociedade colonial via e tratava os indígenas. As soluções encontradas para uma conversão duradoura dos índios: catequizar as crianças e criar aldeamentos assistidos permanentemente por missionários.