ano lectivo 2021-2022 (1º semestre)

código da UC: HIS2.78150

 

História Contemporânea (política e cultura)   TP2                                  

                                                                                             

Docente: Maria Alexandre Lousada

m.lousada@campus.ul.pt

 

 

Programa

A disciplina tem como objectivo principal contribuir para que os alunos adquiram uma perspectiva global e crítica sobre a história política e cultural do mundo contemporâneo (entre a Revolução Americana e a queda da União Soviética). O programa inicia-se com a discussão de alguns conceitos-chave e uma abordagem cronológica dos principais acontecimentos, e prossegue com a análise de transformações fundamentais do mundo contemporâneo.

1. O mundo contemporâneo: critérios de periodização e problemas conceptuais.

2. Os grandes acontecimentos que mudaram o mundo: da Revolução Americana ao fim da União Soviética.

3. Os legados do Iluminismo, da Revolução Americana e da Revolução Francesa.

4. Ideologias e movimentos políticos: nacionalismos, socialismos, fascismos e experiências totalitárias.

5. Os novos padrões de sociabilidade e de lazer. A cultura de massas.

6. Guerras e descolonização: transformações na ordem mundial.

7. Os legados dos séculos XIX e XX. História e memória.

 

Avaliação

As aulas são de natureza teórico-prática, baseadas na exposição teórica pelo docente e na participação dos estudantes no debate dos tópicos da matéria, da bibliografia e na análise de documentos. Algumas aulas poderão contar com a colaboração de especialistas convidados. O modelo de aulas e o sistema de avaliação permite aos alunos conhecer os debates no campo historiográfico e adquirir familiaridade básica com as principais datas, acontecimentos fundamentais e características do mundo contemporâneo; e, por outro lado, desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e análise crítica de fontes históricas e bibliografia especializada, comunicar oralmente e trabalhar em equipa.

O desempenho dos estudantes é avaliado de forma contínua. Estão previstos os seguintes elementos de avaliação: 1) Preparação e discussão de textos nas aulas e um curto trabalho escrito (40%); 2) Um teste escrito (60%)

  

Bibliografia  

 

Bermeo, Nancy and Philip Nord. ed. Civil Society Before Democracy: Lessons from Nineteenth Century Europe. Boston: Rowman & Littlefield. 2000

Berstein, Serge. Los regímenes políticos del siglo XX : una historia política comparada del mundo contemporâneo. Barcelona: Ariel.2013

Hobsbawm, Eric. A Era dos Extremos. Breve história do século XX (1914-1991). Lisboa: Presença. 2008.

Osterhammel, Jürgen. The transformation of the world : a global history of the nineteenth century. Princeton : Princeton University Press. 2014

Rémond, René. Introdução à História do nosso tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias, 4ª ed., Lisboa: Gradiva, 2011.

Shipway,Martin. Decolonization and its impact: a comparative approach to the end of the colonial empires. Oxford: Blackwell. 2008

Traverso, Enzo. La Historia como Campo de Batalla: Interpretar las violencias del siglo XX. Cidade do México: Fondo Cultura Económica, 2013